Existe o melhor tratamento no combate ao câncer? A resposta é não. Mas entre os tratamentos disponíveis, há um que é muito importante: a radioterapia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 60% dos pacientes com câncer precisam realizar radioterapia em algum momento do seu tratamento. Para Diego Rezende, radio-oncologista da Oncoclínicas Radioterapia, a relevância da radioterapia se confirma diante dos claros benefícios que a mesma proporciona, sendo parte integrante de muitos tratamentos curativos ou paliativos.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), um percentual significativo dos pacientes com câncer tratados com radioterapia costumam ter resultados favoráveis. O tumor pode desaparecer por completo e a doença ficar controlada e, consequentemente, curada. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia sintomas decorrentes do mesmo tais como sangramento, dor, falta de ar, dificuldade para se alimentar, entre outros, proporcionando assim alívio aos pacientes.
“A radioterapia, sem dúvida nenhuma, é um dos principais tratamentos disponíveis hoje no combate ao câncer. Ela está inserida em um cenário de multidisciplinaridade o qual contempla também a cirurgia e a quimioterapia como pilares principais para que possamos alcançar a cura dos pacientes ou pelo menos proporcionar a melhor qualidade de vida possível com alívio e paliação de possíveis sintomas decorrentes do tumor”, disse o radio-oncologista da Oncoclínicas Radioterapia.
A radioterapia utiliza radiações ionizantes (raio-x, por exemplo) para lesar o DNA das células tumorais provocando seu desaparecimento. Essas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sentirá nada.
“É extremamente efetivo e na maioria das vezes com baixa toxicidade. Só não podemos dizer que é ‘o melhor’ tratamento, pois hoje o combate ao câncer é feito de uma forma combinada, quase nunca feito apenas por uma modalidade”, acrescentou a oncologista da Oncoclínica Recife, Sílvia Fontan.
Oncoclínicas Radioterapia
Inaugurada em 2018, com estrutura moderna, a Radioterapia Recife une a excelência com a qualidade com o que há de mais eficiente em termos de equipamentos e tratamentos radioterápicos. A unidade oferece assistência integral e personalizada, com consultas, exames e tratamentos, oferecendo mais conforto e segurança aos pacientes. A unidade conta com um tomógrafo dedicado à radioterapia que permite precisão na localização e na definição do tumor, proporcionando ainda mais segurança ao paciente.
Dispondo de um equipamento de última geração, o Acelerador Linear Varian TrueBeam 2.7 STx®, a Radioterapia Recife oferece as mais modernas técnicas de tratamento radioterápico atualmente disponíveis.
Por: Pedro Paulo – Multi Comunicação
Foto: Divulgação