#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Carnaval em Camaragibe Valoriza Cultura Local

Seguindo a proposta adotada nas últimas festividades do município, a Prefeitura Municipal de Camaragibe, por meio da Fundação de Cultura, traz para o período momesco ainda mais valorização dos artistas da terra. Com o tema “Garnizé: o Pequeno Príncipe no Reino dos Amantes das Flores”, que faz alusão ao artista local Garnizé e ao bloco lírico tradicional da cidade, Amantes das Flores – ambos homenageados deste ano – , a festa de Carnaval em Camaragibe terá início na sexta-feira, dia 1º de março, e seguirá pelo sábado (02), domingo (03), segunda (04) e terça-feira (05). 

Com início às 19h30, a abertura do Carnaval será regada pela apresentação dos homenageados, bem como shows dos artistas Albino Baru, Orquestra dos Camarás, o tradicional bloco O Corujão, afoxés, maracatus e ainda blocos líricos. A novidade fica por conta da apresentação do homenageado Garnizé, que trará entre os convidados, personalidades fortes como Siba. 

No domingo, segunda e terça-feira, a festa começa mais cedo com programação infantil, a partir das 16h30. Atrações como Aldeia Encantada, A La Ursa teimosinha, Fada Magrinha e Banda Mini Rock comandam os shows infantis. Além desses, sobem ao palco Beto Ortiz, Lucas e Orquestra dos Prazeres, A Troça, Susana e Diego, entre outros.

“O nosso objetivo é promover uma festividade democrática e popular, que valoriza os artistas locais e a cultura da nossa cidade, além de beneficiar o comércio”, comenta Uel Silva, presidente da Fudanção de Cultura de Camaragibe. “O formato garante uma diversidade de apresentações e oferece um caráter mais regional à festa”, acrescenta Silva.

HOMENAGEADOS
Este ano os homenageados do Carnaval são Alexandra Garnizé e o bloco Amantes das Flores. 

Garnizé é um multinstrumentista nascido em Camaragibe. Ele iniciou sua jornada musical aos seis anos e se profissionalizou também como historiador e educador social. No início dos anos 90 criou junto a outros artistas o grupo de rap Faces do Subúrbio, banda icônica da cena cultural pernambucana, que misturou rap, hip-hop, punk e embolada. Também fez parte do projeto Banda F.U.R.T.O juntamente com Marcelo Yuka,que foi fundada em 2004. Em 2010 Garnizé fundou a primeira orquestra de Afrobeat do Brasil a Abayomi, que ganhou o prêmio de Arte Negra pela Funarte. Garnizé também fundou o Bloco Tambores de Olokum, levando o tradicional Maracatu de Baque Virado de Pernambuco para o Rio de Janeiro. Comanda o  “Projeto Criarte” responsável por tirar centenas de crianças e adolescentes das ruas, que no ano de 1999 ganhou o prêmio “Prefeito Criança” do Governo Fede ral.

O Bloco Amantes das Flores é um bloco lírico originado em Camaragibe, fundado em 02 de Fevereiro de 1989 e, desde então, vem trazendo toda a magia do lirismo carnavalesco. Amantes das Flores é tricampeão do Carnaval de Recife e hoje dispõe de 110 componentes, que levam seu belíssimo cortejo para todo o estado, com apresentações em cidades como Triunfo, Garanhuns e Bezerros. Sua sede fica no centro de Camaragibe, onde são confeccionadas todas as fantasias e adereços do cortejo, uma incrível força – tarefa de sua presidente juntamente com os membros do bloco. Todas as fantasias são confeccionadas minunciosamente sob o atento olhar e carinho de Dona Palmira, presidente do bloco.

Por: Emanuel David D´Lúcard – Fundação de Cultura de Camaragibe

Foto: Divulgação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *