Tradicional celebração às religiões de matriz africana começa às 14h, com concentração no Marco Zero, onde haverá falas de lideranças religiosas, além do Xirê, com danças e cânticos para os orixás, antes de ganhar as ruas do Centro
O Mês da Consciência Negra começará com mobilização e festa no Recife. Amanhã (1º), as ruas do Centro da Cidade recebem a 12ª edição da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, tradicional cortejo das religiões de matriz africana, promovido pela Associação Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, com apoio da Prefeitura do Recife e organização do Movimento Negro Unificado e do Ilè Egbe Ase Awo.
A Secretaria de Cultura do Recife e a Fundação de Cultura Cidade do Recife irão assegurar tablado, som e toldo para a concentração da caminhada, que começa a partir das 14h, na Alfredo Lisboa, diante do Marco Zero.É de lá que sai o desfile que pede espaço e respeito para religiões como o candomblé, a jurema e a umbanda, depois de um breve momento de falas de lideranças religiosas, seguidas do Xirê, bonita e solar celebração com cânticos e danças para todos os orixás.
Para acompanhar a caminhada, que segue pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Dantas Barreto, Avenida Guararapes até o Pátio de São Pedro, será disponibilizada ainda a Frevioca, além de banheiros químicos na concentração, no percurso e na dispersão. Também será disponibilizado ônibus para transportar as Iyás até a concentração. Assim como o Marco Zero, o Pátio contará com estrutura de palco e som, montada pela Prefeitura do Recife.
TRÂNSITO – A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou uma operação especial de trânsito para acompanhar a 12ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco. As ações terão início às 14h, com agentes de trânsito realizando monitoramento na Ponte Giratória, ruas da Moeda e Vigário Tenório, além da Avenida Alfredo Lisboa.
A expectativa é de que a caminhada tenha início às 16h, seguindo trajeto pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto e Pátio de São Pedro, onde o evento será encerrado.
A depender da necessidade, a CTTU poderá realizar a interdição temporária do acesso ao Marco Zero, na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. Dessa forma, os condutores que seguem pela Ponte Giratória, sentido Centro, deverão realizar o desvio pela Avenida Martins de Barros. Já quando o cortejo estiver na Avenida Martins de Barros, o trânsito será desviado pela Ponte Giratória.
Um efetivo de 15 agentes de trânsito será destacado para acompanhar todo o percurso, montando bloqueios itinerantes ao longo da passagem dos religiosos e garantindo a orientação dos condutores e a segurança viária. As operações seguem até 19h, horário esperado para a dispersão total do público.
GABINETE DE IMPRENSA