Por: Margarida Figueiredo.
Hoje podemos dizer que a conservação das calçadas das grandes cidades, é um problema muito sério para os transeuntes, sejam eles idosos, jovens e pessoas com deficiência e até pessoas que não possuem problemas de acessibilidade.
Andar pelas calçadas do Recife e de cidades da Região Metropolitana como Jaboatão dos Guararapes se tornou um grande desafio, pois nessas duas cidades citadas, as calçadas estão sem a menor condição de caminhar, em Jaboatão dos Guararapes cidade que resido há mais de trinta anos, as condições de conservação das calçadas são as piores possíveis, a maioria estão esburacadas, com esgotos sem tampa , muitas bocas de lobo, o que representa um problema grave para a população pois oferece perigo para os transeuntes, pessoas idosas, cadeirantes em fim a a falta de conservação das calçadas é um problema para todos nós.
Outro problema que observamos ainda relacionado as calçadas é a ocupação das mesmas por veículos o que impossibilita a passagem das pessoas , aqui em Jaboatão dos Guararapes, temos um exemplo nas proximidades da Galeria Presidente Kennedy, a calçada destinada a passagem de pedestres fica totalmente ocupada por automóveis, e as pessoas tem que caminhar pela rua arriscado a própria vida, e aí diante desses problemas eu pergunto há fiscalização por parte da Prefeitura? se há onde está?.
A galeria que fiz referência nesta matéria fica no bairro de Candeias. Mais uma vez eu pergunto onde está a fiscalização?, quando irão revitalizar as calçadas? Uma vez que esses problemas são vivenciados todos os dias pela população.