Representantes dos 184 municípios de Pernambuco participaram, nesta quinta-feira (6), do I Seminário Criança Alfabetizada, iniciativa do governo estadual que visa a impulsionar a diminuição dos índices de analfabetismo infantil por meio de uma colaboração entre o Estado e os municípios. O encontro, que aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda, reuniu secretários municipais de Educação, diretores de escolas e prefeitos das cidades pernambucanas e marcou o início das atividades do programa em 2020.
No seminário, foram abordadas estratégias e discussões acerca das práticas de alfabetização e letramento na educação infantil (crianças de quatro e cinco anos de idade) e nos primeiros anos do ensino médio. Participaram da discussão as professoras Telma Ferraz e Ana Carolina Brandão, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, que coordena o programa, anunciou também as diretrizes do programa e formações pedagógicas que serão realizadas ao longo do ano.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Em 2018, o percentual de crianças com idades entre 4 e 5 anos de idade que frequentam o ambiente escolar em Pernambuco era de 92,2%. Já na faixa etária que corresponde à fase pré-escolar (crianças de 0 a 3 anos), 30,7% das crianças da região estavam matriculadas nas escolas, índice que superou os 26,5% de 2017. De acordo com o secretário estadual de educação e esportes, Fred Amâncio, a taxa de escolarização elevada não implica em resultados satisfatórios.
“As crianças já estão indo para escola, agora é uma questão de qualidade. Não basta alfabetizar as crianças, precisamos fazer isso na idade certa, até os sete anos de idade”, disse o secretário.
Lançado em junho de 2019, o Criança Alfabetizada teve, em seus primeiros meses, formações com equipes técnicas e professores, avaliações com os estudantes e entregas de materiais didáticos. De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, o programa teve adesão de todos os municípios, que se mostraram dispostos a seguir as diretrizes do programa.
“Foram realizadas avaliações que nos permitiram fazer uma análise sobre a situação da fluência leitora das crianças. A partir desses resultados, podemos elaborar trabalhos mais direcionados, com materiais complementares mais regionalizados, com elementos da cultura pernambucana, que complementam as atividades que compõem esse processo de alfabetização”, afirmou a diretora.
“Também realizamos a formação dos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Essas formações são pautadas nos resultados que obtemos nas avaliações como o Saepe (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco). Elaboramos todas as estratégias que podem ajudar no processo de alfabetização e letramento das crianças”, completou Ana.
“Consideramos que esse seja o maior programa de alfabetização desenvolvido na história de Pernambuco. Desenvolvemos atividades que vão desde o processo de formação dos profissionais às avaliações que diagnosticam a situação das crianças. Para 2020, temos um planejamento de atividades, iniciando os trabalhos com os alunos do sistema pré-escolar e dando continuidade às realizadas no segundo semestre de 2019”, afirmou Amâncio.
Os resultados dos exames realizados no final de 2019 devem ser divulgados em junho. De acordo com a secretaria, os 50 municípios mais bem avaliados devem receber uma bonificação financeira, porém não adiantou o valor, informando que será ainda avaliado.
“As escolhas que apresentarem os melhores Receberão um apoio em dinheiro, para estimular que as escolas se envolvam cada vez mais nas atividades. Também teremos um trabalho especial para as escolas que apresentarem resultados menos satisfatórios, para que o programa a ser executado em sua melhor forma”, completou o secretário.
Fonte: Folha PE
Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco