De volta às ladeiras históricas, em seu sétimo ano, o bloco pretende arrastar ainda mais foliões ao som do batuque tradicional de um Patrimônio Vivo do Estado, a Nação Estrela Brilhante de Igarassu
Após o longo hiato imposto pela pandemia do novo coronavírus, o bloco de percussão Alafia já está pronto para encher as ladeiras do Sítio Histórico de Olinda com o tradicional baque virado vindo de outro Sìtio Histórico, o de Igarassu. O grupo desfila pelas ladeiras o batuque centenário da Nação Estrela Brilhante de Igarassu, Patrimônio Vivo de Pernambuco e a mais antiga em atividade do Estado com 198 anos de história. A brincadeira é aberta a todos os foliões interessados em participar, com ensaios todas as quartas, a partir das 19h30, no Mercado da Ribeira (Olinda). Já o desfile oficial do bloco acontecerá no último domingo de prévias, 12/02, com saída da Travessa de São Francisco, no Carmo.
O Alafia nasceu em 2016 após inúmeros pedidos de amigos e apreciadores da nação Estrela Brilhante de Igarassu que desejavam ver criado um “bloco do Estrela” no qual pudessem brincar durante a folia de Momo junto a seus integrantes. Sobretudo as batuqueiras mulheres que, por tradição, não tocam na bateria da nação. “Muitas pessoas de fora – São Paulo, Rio, Minas, Porto Alegre, Paraíba, Fortaleza, de todo canto do mundo – vêm para brincar o Carnaval e eles queriam ter a oportunidade de tocar o baque de Igarassu com a gente aqui em Pernambuco”, explica Gilmar Santana, mestre e presidente do Estrela Brilhante. A estreia do bloco aconteceu no Carnaval de 2017, arrastando inúmeros foliões e batuqueiros pelas ladeiras históricas de Olinda, ao som das tradicionais toadas do maracatu de Igarassu.
Em 2023, após uma parada de dois anos, em virtude da pandemia, o Alafia celebra seu sétimo ano retornando às ruas com muito prazer e alegria. Sendo assim, o bloco convida os amantes do maracatu de baque virado para seus ensaios que acontecem no Mercado da Ribeira, todas as quartas-feiras, a partir das 19h30. O objetivo das oficinas é ensinar aos visitantes o tradicional e centenário baque da nação Estrela Brilhante de Igarassu, o chamado ‘treme terra’, e todos podem participar, basta ‘chegar junto’. Aqueles que já possuem instrumento de maracatu podem levá-lo consigo.
A atividade é gratuita mas, para sair no cortejo de Carnaval será preciso adquirir uma camisa com valor simbólico de R$ 40. As vendas ocorrerão nos próprios ensaios. Esta é uma ação que visa propagar a cultura do maracatu de baque virado através da vivência de brincantes de uma nação centenária, Patrimônio Cultural do Estado, além de promover uma grande integração entre foliões dos mais diversos lugares do país e do mundo.
Nação Estrela Brilhante de Igarassu
Com 198 anos de história, a Nação Estrela Brilhante de Igarassu – Patrimônio Vivo de Pernambuco – é uma das mais importantes nações de maracatu do Estado e a mais antiga em atividade. Comandado pelo Mestre Gilmar Santana, filho da rainha e matriarca do grupo D. Olga Santana (falecida em 2013), o Estrela mantém um sólido trabalho de preservação, manutenção e continuidade de uma tradição secular. Além de participar ativamente do Carnaval pernambucano, com apresentações em Igarassu, Olinda e no Recife, a nação também costuma circular por festivais do Brasil e Europa, durante todo o ano, realizando apresentações e oficinas que espalham o baque ‘treme terra’ ao redor do mundo. Hoje, é possível encontrar grupos que se inspiram no Estrela de Igarassu em lugares como Manaus, Curitiba, São Paulo, Inglaterra e até no Japão.
SERVIÇO
Ensaios do Bloco Alafia
Todas as quartas até a semana pré-Carnaval – a partir das 19h30
Mercado da Ribeira – Sítio Histórico de Olinda
Gratuito
Desfile oficial
Domingo – 12/02
Saída da Travessa de São Francisco, Carmo – Horário a definir
R$ 40 (para quem quiser adquirir a camisa oficial do bloco)