Por; Margarida Figueiredo
A falta de conservação das rodovias brasileiras tem trazido muitos problemas e prejuízos ambientais para a população e para os transportadores, essa realidade traz muitas dificuldades como o desgaste dos veículos, viagens mais longas e cansativas para os motoristas, aumento no consumo de combustíveis , além da poluição. Sabemos que o mal estado de conservação das rodovias brasileiras esbarram em várias causas , como a má qualidade dos pavimentos que vai se agravando dia após dia por falta de investimentos em manutenção preventiva. Para que possamos avaliar o problema 30% das rodovias federais não possuem contrato de manutenção pois a maior parte das rodovias do Brasil foram construídas na década de 1960, segundo um levantamento da Confederação Nacional dos Transportes levantamento esse que mostra o real estado da malha rodoviária brasileira que é um dos piores isso de um ano para cá os dados apontam que dos 110.333 Kms avaliados em 2022 66% classificadas como ruim ou péssimo, isso representa um impacto muito grande, uma vez que as transportadoras vivenciam todos os dias esses desafios do estado de precariedade das rodovias brasileiras. Se faz necessário a criação de políticas públicas no sentido de recuperação das nossas rodovias. Pois o transporte rodoviário representa 70% do escoamento de cargas que circulam pelo País. A malha rodoviária do Brasil é de 1.720.607 Kms, mais apenas 213.229 Kms são pavimentados, isso representa 13% de toda essa extensão, de acordo com a Federação Nacional dos Transportes.