#ÉPERNAMBUCOEMFOCO BRASILÉFOCO ÉFOCONOARTIGO

Artigo apresentado pela Seplag-PE recebe menção honrosa no XIII Congresso CONSAD de Gestão Pública

O estudo “Onde abrir creches? Um exemplo de política pública baseada em evidências” apresenta a metodologia utilizada atualmente pelo Governo de Pernambuco para escolha dos locais prioritários para construção de novas creches

Artigo criado por gestores da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE) recebeu menção honrosa como um dos 11 melhores apresentados no XIII Congresso CONSAD de Gestão Pública, que foi encerrado na tarde desta quinta-feira (22), em Brasília. O artigo  “Onde abrir creches? Um exemplo de política pública baseada em evidências.”, de autoria dos gestores João Paulo Wayand, Bernardo Chaves, Ícaro Bernardes e do secretário da pasta, Fabrício Marques, apresentou a metodologia que está sendo utilizada pelo Governo de Pernambuco para identificar os locais prioritários para a construção de creches, especialmente na Região Metropolitana.

Os resultados do trabalho premiado no Congresso incluem a criação de uma metodologia exclusiva e de uma ferramenta de fácil acesso e utilização que identifica as Unidades de Desenvolvimento Humano (UDH) prioritárias para ampliação do número de creches no estado. Em outras palavras, o artefato criado pela Seplag-PE aponta locais dentro das áreas metropolitanas que podem ser uma parte de um bairro, um bairro completo ou até um município pequeno com carência deste tipo de equipamento público, possibilitando a escolha mais assertiva dos espaços onde serão construídas as novas creches.

“O diferencial dessa metodologia em relação aos estudos existentes está justamente na observação e identificação das áreas mais carentes e socialmente vulneráveis, além da utilização da análise espacial para posterior cruzamento com as bases de dados educacionais e sociais. Assim, o Governo do Estado pode identificar a necessidade de creches, recomendar a priorização das áreas que necessitam urgentemente da expansão desses serviços e indicar possíveis espaços para a construção dos novos equipamentos educacionais”, explica Fabrício Marques.

Resultados – A utilização da ferramenta foi de fundamental importância para o planejamento do último anúncio de construção do primeiro lote de creches feito pelo Governo Raquel Lyra. Serão 51 creches e pré-escolas em todas as regiões do Estado, totalizando um investimento de  R$ 282 milhões, em 42 municípios. A iniciativa, que integra o Juntos pela Educação, vai contemplar alunos de 0 a 5 anos por meio de convênios entre o Governo do Estado e os municípios.

A Seplag-PE ainda apresentou mais dois artigos no Congresso CONSAD: “HubSeplag: processo de elaboração de uma ferramenta para a gestão baseada em evidências”, de Leonardo Nascimento, Ícaro Bernardes, Newton Cerezini e Carlos Augusto Ferreira; e “Escuta Popular com Uso de Plataforma Digital: fortalecendo a participação cidadã na construção e priorização de políticas públicas em governos estaduais”, de Newton Cerezini, Suele Martins, Flávia Talita Peixoto e Rebeca Costa.

#éfoconaarte #éfoconajustiça #cafecombirosca #éfocobrasil #éfoconobirosca #éfoconarede #apalavraéfoco #garçombrasiléfoco #jaboatãoemfoco #arteéfoco #épernambucoemfoco #efocoeucurto #éfocoeucurto #éfoconasaúde #áfoconaeducação #jaboatãoraizéfoco #redeéfoco #jaboatãoéfoco #éfoconaletra @jpcbiroscando #efocoeucurto @jaboatao.emfoco @redeefoco #éfocolemente #éfocoprarefletir #efoconopoema #pernambucoéfoco #foconobirosca @cafecombirosca #jpcobirosca #éfoconajustiça #éfocolemente #épernambucoéfoco #lermaisnolink > www.pernambucoemfoco.com.br https://www.facebook.com/PERNAMBUCOEMFOCO
http://www.youtube.com/@CAFECOMBIROSCA https://www.instagram.com/jpcbiroscando/

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *