No Dia de Responsa, comemorado nesta sexta, funcionários fizeram a já tradicional rota nos bares e restaurantes do Estado. Ação contou ainda com reforço dos galinhos da SKOL, que se vestiram com as mensagens da campanha
Nesta sexta-feira, 14/09, a Ambev, dona de marcas como Skol Budweiser, Nossa e água AMA, comemorou mais um Dia de Responsa. Pelo nono ano consecutivo, a companhia mobilizou todos os seus funcionários para celebrar o compromisso da cervejaria com a promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas. Em Pernambuco, os quase 1.500 funcionários foram para as ruas e visitaram bares, mercadinhos e restaurantes alertando sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, de não consumir em excesso ou associado à direção.
Ainda em comemoração à data, os galinhos da Galeria Redonda da SKOL, réplicas do Galo da Madrugada que foram espalhados pelo Recife no último Carnaval, em homenagem aos 50 anos do maior bloco de rua do mundo, amanheceram vestidos com as mensagens do Dia de Responsa. Os galos de responsa estão espalhados pelos principais cartões postais da cidade – Praça de Boa Viagem, 2º Jardim de Boa Viagem, Rua Rio Branco (Recife antigo), Rua da Aurora, Via Mangue e Terminal da Macaxeira -, além do Centro de Distribuições da Ambev, em Olinda. A ideia é dar ainda mais visibilidade para a importância do consumo consciente de bebidas alcoólicas.
“Este é um dia muito importante para companhia. Temos um sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. Então, neste dia, tentamos conscientizar as pessoas de todo mundo sobre a importância do consumo inteligente”, ressalta Diego Oliveira, diretor comercial da AMBEV em Pernambuco. O executivo participa do Dia de Responsa em Recife, visitando bares para promover mensagens de consumo inteligente. “Juntamos todo o nosso time, seja no mercado, nos pontos de venda e nas redes sociais para conscientizar toda população e fazer nosso papel responsável como companhia de que esse consumo abusivo não é saudável, não une as pessoas, muito pelo contrário. Nosso objetivo é estar presentes nas celebrações, em momento de alegria, mas sempre no equilíbrio, com o consumo consciente”.
Equipe Ambev PE no Bar do Bill, em Olinda (Foto Brenda Alcântara/Divulgação)
Além do Dia de Responsa, a Ambev se preocupa com o consumo inteligente de bebidas alcoólicas durante todo o ano. Na última década a companhia forneceu treinamentos em torno do tema para mais de meio milhão de profissionais. Além de capacitar garçons e atendentes em todo o país, a empresa investiu na conscientização de vendedores de bebidas em eventos que patrocina, como Carnaval, Copa do Mundo, rodeios como os de Jaguariúna e de Barretos, entre outros, além de festivais de música.
“Há anos nos engajamos em prol do consumo inteligente de bebidas alcoólicas e nos esforçamos para conscientizar os profissionais que atuam junto ao público sobre a importância dessa causa”, explica Gerson Oliveira, Gerente Comercial da Ambev no Estado. “O Dia de Responsa também é importante para nós, internamente, porque nos lembra do nosso papel social de conscientizar a todos. Nó da Ambev somos totalmente engajados nessa ação, não só hoje, mas todos os dias do ano”, afirma.
Os cursos oferecidos aos profissionais que atuam no comércio de bebidas alcoólicas integram o Programa Ambev de Consumo Responsável, plataforma lançada em 2003 e que centraliza os projetos que a cervejaria desenvolve sobre o tema. O modelo do treinamento foi criado pela Cervejaria Ambev com a chancela da Fundação Getúlio Vargas e inclui a história e cultura da cerveja; a saúde e o bem-estar relacionados ao consumo moderado; a proibição do consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos; dicas de como falar com os jovens e os perigos do consumo excessivo.
Galos da Skol se vestiram para o Dia de Responsa (Foto Brenda Alcantara/Divulgação)
As ações ajudam a Ambev a contribuir com as metas globais estabelecidas globalmente pela Anheuser-Busch InBev (ABI), para o consumo inteligente. Anunciados em 2015, os compromissos públicos têm como objetivo promover mudanças nos hábitos dos consumidores e criar uma cultura de moderação em todo o mundo. Entre as metas divulgadas estão: o aumento da participação de produtos não alcoólicos ou com baixo teor de álcool no volume total de vendas da empresa para 20% até 2025; o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização dos consumidores nos próximos nove anos; a garantia de que, até 2020, todas as embalagens de cerveja trarão mensagens e orientações sobre o consumo inteligente; e a redução de até 10% do consumo nocivo de bebidas alcoólicas em nove cidades no mundo até 2020.
Programa Ambev de Consumo Responsável
O Dia de Responsa é a principal mobilização anual da cervejaria em prol do Consumo inteligente de bebidas alcoólicas e integra as ações do Programa Ambev de Consumo Responsável. Desde o seu lançamento, em 2003, a Cervejaria Ambev já firmou parcerias com uma verdadeira Rede de Responsa, que inclui universidades, centros de pesquisas, redes de supermercados, bares, restaurantes, sindicatos, governos, órgãos de trânsito, aplicativos de táxi, sociólogos, psicólogos, especialistas em saúde, artistas, jogadores de futebol, influenciadores digitais e ONGs.
Ao longo desses quase 15 anos de trabalho, a companhia já realizou diversas campanhas de educação e conscientização. A Skol foi a primeira marca do país a abordar o tema, em 2001, com uma vinheta na qual latinhas se transformavam em táxi. A marca lançou ainda o conceito do “Motorista da Rodada”, um “herói” da turma que deixa de beber para levar os amigos em segurança para a casa.
Já a Brahma estrelou a campanha “se beber, não dirija”, com a participação dos jogadores Ronaldo e Luis Fabiano. Também da Brahma foi a campanha “A regra é clara, menor de idade não pode beber”, estrelada pelo ex-jogador Cafu.
Em eventos próprios ou patrocinados pela Cervejaria Ambev, como Skol Sensation e Rodeio de Barretos, a cervejaria já promoveu ações para evitar a associação de bebida e direção como o credenciamento de táxis para facilitar a volta pra casa e a disponibilização do estacionamento amigo (onde o veículo pode ficar até 12h do dia seguinte pelo mesmo custo) para reforçar que quem bebeu e não deve dirigir. Além disso, a Cervejaria Ambev também já realizou a doação de mais de 100 mil bafômetros ao poder público e entidades fiscalizadores de trânsito.
Dentre os atuais principais projetos do Programa Ambev de Consumo Inteligente, temos:
NA RESPONSA!
Atua em parceria com 16 ONGs no Brasil para conscientizar famílias e jovens menores de 18 anos em comunidades de baixa renda. Desde que foi criado, em 2010, o projeto impactou diretamente mais de 27 mil jovens, já capacitou cerca de 8 mil educadores e lideranças comunitárias e 11 milhões de pessoas impactadas por ações de comunicação.
SEGURANÇA VIÁRIA
Reconhecendo que a associação entre bebida e direção ainda representa um importante risco para acidentes, a Cervejaria Ambev tem liderado projetos que subsidiam o poder público com dados e ferramentas eficazes no combate à mortalidade no trânsito. A companhia protagonizou, em 2015, a criação do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em São Paulo, e, em 2016, do Brasília Vida Segura, em Brasília. Em São Paulo, o projeto contribuiu para a redução do número de mortes em 13%, entre 2015 e 2017, o que representa quase 500 vidas salvas, enquanto que, em Brasília, 135 vidas foram salvas no último ano, superando em 40% a meta de 2017 de redução do número de mortes em acidentes de trânsito. Após a sucessão de resultados bem-sucedidos de ambos os programas, o modelo será exportado para República Dominicana, Índia, África do Sul e China.
PNATRANS
No final de julho, a Cervejaria Ambev juntamente com o Ministério das Cidades e o Instituto Tellus assinam parceria para reduzir pela metade mortes no trânsito no Brasil. O objetivo é reduzir número de mortes no trânsito em, pelo menos, 50% até 2028. A Cervejaria Ambev é a principal parceira do novo programa Movimento Nacional de Segurança Viária, iniciativa que vai permitir a execução do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)
www.lkcomunicacao.com.br
jornalismo@lkcomunicacao.com.br