Amamentação adequada traz diversos benefícios para a mãe e bebê
Celebrado neste mês, o Agosto Dourado relembra a importância do incentivo à amamentação. De acordo com o último Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), o aleitamento materno no Brasil vem registrando um crescimento significativo nas últimas décadas.
Com base em dados históricos, o levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou que, entre os anos de 1986 e 2020, subiu de 2,9% para 45,7% o percentual de crianças com até seis meses que receberam o aleitamento materno adequado.
No entanto, para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa brasileira ainda se mantém em índices considerados razoáveis. Para alcançar o conceito bom, é preciso que o percentual chegue a taxa mínima de 50%.
“O leite materno promove o melhor desenvolvimento do bebê, principalmente para o prematuro, prevenindo doenças alérgicas e diminuindo o índice de obesidade e diabetes em crianças que mamam por um período maior. Ele reforça a imunidade, combate doenças e proporciona momentos especiais entre mãe e filho”, explicou a coordenadora do curso de enfermagem do Centro Universitário UniFBV Wyden, Nadynne Pastoriza.
Além disso, a profissional de saúde destaca a necessidade do acompanhamento durante essa etapa da vida da criança e da mãe. Segundo Nadynne, o leite materno deve ser o único alimento oferecido para as crianças até os seis meses. “Eles necessitam de acolhimento e acompanhamento durante todo o processo. A Enfermagem tem papel fundamental no pré-natal e nos primeiros meses de vida do bebê, orientando e sanando as dúvidas sobre a amamentação”, afirmou Nadynne.
Durante o Agosto Dourado, várias campanhas são realizadas com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a importância do leite materno na infância. Atento a causa, o Centro Universitário UniFBV Wyden realiza nos próximos dias 24 e 25 deste mês um evento gratuito e aberto ao público para discutir o assunto.
No dia 24, o curso ‘O olhar da enfermagem para a amamentação’ será ministrado no laboratório de movimento UniFBV, localizado na sede da instituição, na Imbiribeira, das 18:30h às 22h. Quem desejar participar deverá se inscrever por meio do site: https://www.even3.com.br/
Já no dia 25, será possível conferir a palestra ‘Agosto Dourado’, que acontecerá no Auditório da UNIFBV, das 18:30h às 22h. Para participar, é necessário se inscrever previamente no seguinte link: https://www.even3.com.br/