#ÉPERNAMBUCOEMFOCO #JABOATÃODOSGUARARAPESÉFOCO

Agentes da Defesa Civil do Jaboatão são capacitados como socorristas pelo município

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Defesa Civil do município, deu início nesta segunda-feira (26), ao primeiro Curso de Primeiros Socorros em Defesa Civil do município deste ano. O objetivo é capacitar agentes e auxiliares da Defesa Civil em relação ao pré-atendimento e os primeiros socorros às vítimas. O curso tem duração de 16 horas e segue até esta terça-feira, no Espaço de Formação dos Professores da Educação, no bairro de Candeias. Além desse primeiro grupo, mais quatro turmas compostas por 20 participantes cada uma vão realizar o curso nas próximas semanas, totalizando 100 pessoas. O curso será ministrado para secretarias municipais e o Exército Brasileiro, envolvidas no Plano Integrado de Emergência (PIE).

O curso é composto por aulas teóricas e práticas e aborda diversos procedimentos, tais como reanimação cardiopulmonar; liberação de vias aéreas; imobilização de membros superiores e inferiores; estancamento de hemorragias; colocação de torniquete; curativos; imobilização e transporte de vítima para um local seguro, entre outros atendimentos. Ao final da capacitação cada participante receberá o certificado de socorrista básico com formação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

“A partir dessa formação, os funcionários da Defesa Civil do Jaboatão estarão ainda mais capacitados para realizar os primeiros socorros de vítimas até a chegada do Corpo de Bombeiros e SAMU. Os conhecimentos adquiridos irão aperfeiçoar e profissionalizar cada vez mais os agentes de Defesa Civil do Jaboatão para atender de forma mais eficiente e segura a população”, explica o Secretário de Defesa Civil do Jaboatão, coronel Elton Moura, que ministra o curso e possui formação em Primeiros Socorros pelo American Safety and Health Institute.

“É a primeira vez que esse treinamento está sendo realizado pela Defesa Civil e parceiros, em Pernambuco, sob a coordenação do município”.

A auxiliar operacional da Defesa Civil do município, Mariana Medeiros, aprovou a iniciativa da Prefeitura em capacitar as equipes para atender cada vez melhor à população. “Esse curso será muito importante para nós, profissionais de Defesa Civil, pois irá agregar mais conhecimento em relação ao tema”, afirmou.

Fotos: Chico Bezerra/PJG

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *