Os agentes da Autarquia de Trânsito de Transporte Urbano (CTTU) terão o auxílio de smartphones durante a jornada de trabalho. Os 200 dispositivos móveis adquiridos irão substituir os talonários eletrônicos, ferramenta utilizada para registrar infrações de trânsito até este ano.
Os smartphones serão utilizados para registrar as autuações, preencher eletronicamente o registro estatístico de acidentes de trânsito com vítima, e a autuação de retirada de veículo de circulação, documento que registra os detalhes do veículo para providenciar a remoção para depósito.
Com o auxílio do telefone celular, o agente também poderá consultar com mais facilidade o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), marca e modelo dos veículos devidamente registrados pelo Detran, além de conferir a regularidade da versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.
Taciana Ferreira, presidente da CTTU, destaca a aquisição dos smartphones para os agentes como um avanço para a política de trânsito na cidade. “Munir os nossos agentes de trânsito com ferramentas modernas de acesso à informação, além de dar mais eficiência à fiscalização, aperfeiçoa o nosso serviço e dá mais comodidade ao servidor, que fará tudo de forma mais eficiente”, destacou a gestora.
Os agentes não terão acesso a redes sociais, mas haverá utilização de redes móveis para a sincronização dos dados preenchidos nos aplicativos homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de acordo com a Portaria 99/2017.
Fonte: Folha PE
Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR