A ocasião, que será nesta terça (12), às 10h, na sede da instituição, em Jaboatão, vai contar com exposição da renomada médica e pesquisadora da USP, Ana Escobar
A Afya (Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão) vai realizar, nesta terça (12), às 10h, em sua sede, em Jaboatão, solenidade que marca a formatura da primeira turma de medicina do Programa Mais Médicos (PMM) em Pernambuco. A ocasião voltada para 31 alunos aptos a atuarem no Sistema Único de Saúde, o SUS, contará com palestra especial da médica pediatra e comunicadora em saúde, além de professora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Escobar. Em foco, o tema “Inovação e Responsabilidade na Formação Médica: avanços de um futuro imediato”.
De acordo com a doutora, que também atua na pesquisa e na educação médica, o grande desafio dos novos médicos atualmente é o apoderamento do conhecimento clínico, que duplica a cada dois meses no mundo. “É preciso assimilar essas informações de forma que o novo doutor traduza esse conhecimento para o bem do paciente, com compreensão e empatia dos problemas de cada um. Isso se torna um desafio ainda maior no Brasil, um país continental, totalmente heterogêneo na sua composição e nas suas características, principalmente diante de regiões favorecidas e outras desfavorecidas, sendo a concentração da tecnologia nas maiores cidades. Por isso, esse profissional que acaba de se formar precisa do suporte dos métodos mais modernos para oferecer maior segurança, tranquilidade e aconchego para o paciente em atendimento, especialmente com a grande demanda da população brasileira pelo SUS”, ressalta.
A palestra de Ana Escobar também vai destacar, além da parte clínica, a importância dos novos médicos com conhecimento multidisciplinar para operar aparelhos de imagem como ultrassom, ressonância, tomografia, endoscopia e a parte laboratorial com uma infinidade de exames específicos, que precisam de boa interpretação. “A Afya se preocupa com a jornada do médico e a prova disso é a oferta de uma graduação de excelência com ampla base de conhecimento da medicina, das ciências biológicas e humanistas, e o ensino aos alunos de habilidades diferenciadas utilizando a tecnologia de ponta. O estímulo também é contínuo para quem deseja seguir aperfeiçoando suas referências através da pós-graduação, que é a residência, e a pós stricto sensu para pesquisadores”, afirma a doutora e membro do Comitê Médico do Grupo Afya.
“Estamos muito felizes em formar esta primeira turma do programa Mais Médicos em Pernambuco. Nossos alunos têm demonstrado a responsabilidade do ensino que ofertamos aqui e, ao serem inseridos desde o primeiro período em cenários de prática junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), estão tornando-se médicos que dominam os princípios de complexidade, excelência e humanização”, ressalta a diretora-geral da unidade, Vanessa Piasson. “Recentemente realizamos uma pesquisa e cerca de 70% dos alunos egressos da instituição têm a intenção de fixar residência e prestar atendimento médico na região, o que vai de encontro com o nosso propósito de levar médicos para regiões nas quais estamos fixados”, completa Piasson.
Outros detalhes sobre a Afya:
Em Pernambuco, o curso de medicina da Afya Jaboatão é oferecido desde 2018 e faz parte da iniciativa federal em ampliar o número de vagas de medicina no país, visando suprir as necessidades do município em cinco programas de residência médica, como ginecologia, obstetrícia, pediatria, clínica geral e cirurgia geral.
A Afya Jaboatão faz parte do Grupo Educacional Afya que há mais de 20 anos formando médicos em cidades de pequeno e médio porte pelo país, cujo propósito é transformar a saúde em conjunto com quem tem a medicina como vocação. Em 2022, foram realizados quase meio milhão de atendimentos gratuitos de medicina, saúde e outras áreas do conhecimento às comunidades de entorno dos campi com o apoio de 662 parcerias para cenários de prática (graduação e pós-graduação).