#ÉFOCOÉNOTICIA

Adolescentes da comunidade de Riacho Doce, na zona rural de Caruaru, estão participando de uma série de oficinas culturais promovidas pelo projeto Adol’ Essência Ativa com a produção do FestCine Itaúna.

As atividades têm como foco o desenvolvimento de habilidades artísticas, o fortalecimento da identidade e o incentivo à participação social.
No dia 24 de março, aconteceu a oficina “Fotografia com Celular”, ministrada pela realizadora audiovisual Camila Haydee, com coordenação pedagógica de Paulo Conceição. A atividade trouxe aos adolescentes ferramentas para explorar a linguagem visual por meio do uso criativo do celular.

Neste mês de abril, está sendo realizada a oficina “Documentário de Baixo Custo – As Meninas no Cinema”,  que trabalha com técnicas simples de produção audiovisual. Ao final da oficina, as próprias adolescentes irão gravar depoimentos de jovens que participaram do projeto, incluindo moradores de casas de acolhimento, estudantes da rede pública e adolescentes em medida socioeducativa. Ministrada por Paulo Conceição, conta com Túlio Beat, Camila Haydee e Deusdete Maria, na produção da oficina.

O material será transformado em um curta-metragem de 10 minutos, que será exibido durante a programação especial durante o FestCine Itaúna em julho, e  no dia 23 de maio durante o seminário Adolescência Ativa – Construindo Caminhos.

O FestCine Itaúna é um festival de cinema internacional que acontece anualmente no povoado de Itaúna e Riacho Doce, em Caruaru, e tem como missão democratizar o acesso ao audiovisual e valorizar produções independentes, principalmente aquelas feitas por e para comunidades do interior. O festival promove exibições de filmes, rodas de conversa, oficinas de formação e ações de incentivo à produção local, com foco na juventude, na diversidade e na transformação social através da arte.

O projeto Adol’ Essência Ativa é promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome – SAS, atende adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, oferecendo oficinas, cursos e grupos temáticos com base em três eixos: Profissionalizante, Inserção Cultural e Participação Sociopolítica. A equipe conta com profissionais da Psicologia e Assistência Social, que acompanham os adolescentes e realizam encaminhamentos à rede socioassistencial sempre que necessário.

De acordo com as técnicas Patrícia Cristovam e Maria Carvalho, o trabalho com os adolescentes contribui para o desenvolvimento da consciência crítica e para a formação de cidadãos ativos em suas comunidades.
O projeto reforça o compromisso com a escuta, o acolhimento e o protagonismo juvenil, usando a arte e a cultura como ferramentas de transformação social.

https://www.instagram.com/jpcbiroscandomais
https://www.facebook.com/PERNAMBUCOEMFOCO

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *