Para participar das atividades, que serão realizadas no sábado (31), durante o Festival, inscrições devem ser feitas por e-mail. Programação, promovida pela Prefeitura, é gratuita
Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas oferecidas dentro da programação do 17º Festival Recifense de Literatura – A Letra e a Voz, que renderá este ano homenagem ao poeta popular, declamador e escritor nordestino Chico Pedrosa. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Festival tomará conta do Recife Antigo, entre os próximos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, celebrando a tradição oral da poesia popular e os saberes culturais ancestrais do Nordeste.
As oficinas serão realizadas no sábado (31), das 14h às 17h, no Paço do Frevo. São três opções, todas com inscrições gratuitas pelo e-mail aletraeavoz2019@gmail.com, até que sejam preenchidas as vagas. Os candidatos devem informar nome completo, idade, formação/ocupação e nome da oficina pretendida.
Confira temas e conteúdos da grade preparada pela curadoria do Festival, que leva as assinaturas de Sennor Ramos e Heloísa Arcoverde:
DESTRINCHANDO AS TRIPAS DA POESIA
Oficina de poesia popular com o poeta, compositor e cineasta Wilson Freire
A oficina tem por objetivo desvendar as linhas que unem os vários estilos da poética popular, da quadra ao martelo e beira mar, discorrendo sobre o que as une e o que têm em comum. Ao final, propõe exercícios nos vários estilos apresentados.
Quantidade de participantes: 15
RABISCAR IMAGENS NA MADEIRA
Oficina de xilogravura com o poeta e xilogravurista Marcelo Soares
Esta oficina é uma iniciação ao mundo da xilogravura, técnica que é uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade. Rabiscar imagens na madeira, fazer a gravação e depois imprimir em papel a matriz xilográfica será a atividade proposta. Ao final da oficina, o aluno poderá levar para casa sua própria xilogravura produzida durante a atividade.
Quantidade de participantes: 15 (a partir dos 10 anos)
CORDEL EM CADA CANTO
Oficina de produção de cordel com Felipe Junior, poeta arte-educador e empreendedor socioambiental
Utilizando-se de uma abordagem didática, prática e interativa, a oficina “Cordel em Cada Canto”, promovida com o intuito de propor uma forma diferenciada de escrever e editar a Literatura de Cordel, convida os participantes a ingressarem no universo mágico da cultura popular, através de versos e rimas.
Quantidade de participantes: 20
GABINETE DE IMPRENSA