Por Margarida Figueiredo.
Em nosso entender a violência de gênero é uma agressão física, psicológica, sexual e pode ser ainda simbólica contra uma pessoa que se encontra em situação de vunerabilidade, em decorrência da sua identidade de gênero ou ainda orientação sexual.Sendo assim ficou constatado que as pessoas mais atingidas por esse tipo de violência são as mulheres, uma vez que essa violência de gênero, inclui atos como estupro, prostituição forçada, discriminação no trabalho.
Como falamos anteriormente as mais atingidas por esse tipo de violência são as mulheres. E as vítimas sofrem de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, podendo chegar até ao suicídio.
No Brasil de acordo com pesquisas do Datafolha 27% das mulheres declaram ter sofrido algum tipo de violência ou agressões. E as consequências da violência no geral, podem causar traumas que podem trazer sequelas. Para acabar com a violência se faz necessário leis mais rigorosas, melhor preparação das polícias, a construção de novos presídios e políticas educacionais.