Por : Margarida Figueiredo
A prostituição infantil é um dos temas mais constrangedores para o Brasil e a sociedade brasileira. O enfrentamento deste grande problema ainda é muito difícil pois há uma realidade para muitas crianças, principalmente as meninas. Segundo dados de 2010, cerca de 250 mil crianças estão prostituição no Brasil isso acontece principalmente nas Regiões mais pobres do Brasil.
A prostituição é uma forma de exploração sexual de uma criança, são vários os fatores que levam a prostituição infantil, como a situação de pobreza, a falta de assistência social e psicológica, os pontos que facilitam esta condição, onde a infância é completamente destruída, outra questão importante é o combate ao turismo sexual que consiste na chegada de vários estrangeiros a Regiões como o Norte e Nordeste do Brasil, onde esses estrangeiros vêm em busca de sexo.
Meninas pobres que vivem nas periferias dos grandes centros São as principais vítimas. Infelizmente a prostituição infantil ainda faz parte da realidade brasileira. Em resumo cabe ao Estado zelar pelo bem – estar da criança e do adolescente, especialmente aqueles que se encontram em situação de vunerabilidade social principalmente as meninas que são vistas como objetos. É importante ressaltar o papel do Estado e da sociedade no combate a prostituição infantil.