#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Médico alerta sobre uso dos fogos de artifício durante a virada de ano

Apesar da diminuição de pessoas que dão entrada no Setor de Queimados do Hospital da Restauração (HR), no Recife, durante a virada do ano com ferimentos pelo uso de explosivos, ainda é comum a utilização de fogos de artifício por adultos e principalmente crianças. Para evitar acidentes, o médico Marcos Barreto, chefe do setor, alerta que o ideal é não soltar fogos.

Segundo Marcos Barreto, muitas pessoas não costumam ler as instruções descritas nas caixas dos fogos, tornando a utilização deles ainda mais perigosa. “Muitos desses explosivos são sobras do São João, armazenadas muitas vezes de maneira irregular. Isso faz com que o usuário tenha dificuldades com o acendimento, podendo sofrer algum acidente como lesões na mão e no rosto”, afirma.

Ele chamou atenção sobre os procedimentos errados que muitos tomam visando a aliviar a dor da queimadura. “Usam claras de ovos, manteiga, margarina, pasta de dente e até mesmo pelo de gato e isso está totalmente errado”. O médico alerta que o correto é colocar o ferimento em água corrente e depois envolvê-lo em um pano limpo e úmido e se dirigir imediatamente para uma unidade de atendimento – em alguns casos, o indivíduo pode perder os dedos e ter lesões graves na córnea, levando à cegueira.

“Oito pessoas deram entrada no setor de queimados do HR durante a passagem de 2016 para 2017. Já na virada de 2017 para 2018, cinco pessoas foram internadas no hospital por queimaduras de fogos. Gostaríamos que, na virada deste ano, nenhuma pessoa se queimasse por acender fogos. O melhor é deixar que a queima seja feita por profissionais”.

Fonte: Folha PE

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *