A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) de Pernambuco idealizou uma iniciativa voltada para a capacitação profissional e a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade e risco social que fazem uso problemático de álcool, crack e outras drogas, no mercado de trabalho. O projeto tem como objetivo atender 80 egressos do Centro da Juventude de Santo Amaro, no Recife, oferecendo suporte para que possam desenvolver novas habilidades e ampliar suas perspectivas profissionais.
A ação busca promover tanto o desenvolvimento técnico quanto o aprimoramento de competências comportamentais, abordando temas como ética, postura profissional e empreendedorismo. Em parceria com a Secretaria de Qualificação Profissional e Empreendedorismo, os cursos são planejados para atender às demandas do mercado local e regional. Para incentivar a participação e garantir a assiduidade, os jovens receberão uma ajuda de custo mensal de R$ 150,00, além de vale-transporte.
“Nosso objetivo é proporcionar todas as condições necessárias para que esses jovens possam escrever uma nova história e recomeçar suas vidas com qualidade. Queremos que eles tenham a qualificação profissional adequada para alcançar sua independência financeira e se libertar definitivamente do mundo das drogas. A proposta é dar a eles um novo propósito”, afirmou Yury Ribeiro, secretário executivo de Políticas Sobre Drogas da SAS.
Para promover a iniciativa, a SAS abriu o Chamamento Público Nº 001/2025-SAS/PE para selecionar organizações da sociedade civil interessadas em firmar o Termo de Colaboração para a execução do Projeto Jovens em Ação. O valor total estimado para a iniciativa é de R$ 584.586,60, para um período de 12 meses.
As organizações interessadas podem enviar suas propostas até o dia 2 de março de 2025. O Edital e demais critérios de participação estão disponíveis no site oficial da Secretaria através do endereço eletrônico: https://www.sas.pe.gov.br/licitacoes-e-chamadas-publicas/.