#ÉFOCONACULTURA #ÉPERNAMBUCOEMFOCO

O TIÃO GALINHA É NOSSO!

Jadson d’Pádua

É com muita satisfação que mais uma vez , parabenizamos um jovem brilhante talentoso artista pernambucano, Irandhir Santos Pinto nascido no município de Barreiros, em 22 de agosto de 1978, recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo um Prêmio APCA, além de cinco Prêmios Guarani, sete prêmios Grande Otelo, um Prêmio ACIE, e um Prêmio Qualidade Brasil. Irandhir Santos é reverenciado por seus trabalhos no cinema, que lhe renderam prêmios nos mais importantes festivais, incluindo um Troféu Kikito de Melhor Ator pelo Festival de Gramado, recentemente tem se destacado por suas atuações na televisão. Irandhir Santos é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele iniciou sua carreira na década de 1990 atuando no teatro, sendo a peça Liberdade, Liberdade (1996) sua estreia profissional.

Irandhir passou a integrar o elenco de diversos grupos teatrais, em 2005 foi convidado para atuar no filme Cinema, Aspirinas e Urubus em uma participação especial como Manoel. Em 2007, ele se destacou no filme Baixio das Bestas como o humilde Maninho. Ele teve sua atuação elogiada pela crítica e foi eleito Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Brasília. Após esse trabalho, ele passou a ser requisitado
para inúmeros trabalhos no cinema, tornando-se um dos mais premiados atores brasileiros.

Em 2007, fez sua estreia na televisão na minissérie A Pedra do Reino, voltando a ser aclamado pela crítica ao protagonizar o filme de suspense Olhos Azuis como o professor Nonato. Por esse trabalho, ele recebeu vários prêmios, entre eles o seu primeiro Prêmio Guarani, de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2011, ele interpretou o ativista Diogo Fraga no filme policial Tropa de Elite II, ganhando maior popularidade nacional e recebendo sua primeira das sete indicações ao Grande Otelo, prêmio da Academia Brasileira de Cinema. Sua consagração ocorreu ao protagonizar os filmes Febre do Rato (2012) e Tatuagem (2013), pelos quais ele foi eleito Melhor Ator pelo Prêmio Guarani por dois anos consecutivos. No cinema, ainda se destacou seguidamente em filmes como Ausência (2014), A História da Eternidade (2015), Aquarius (2016), O Animal Cordial (2018), Fim de Festa (2020) e Piedade (2021).

Na televisão, ele voltou a atuar em 2014 protagonizando a novela Meu Pedacinho de Chão e a minissérie Amores Roubados, na TV Globo, que lhe renderam muitos elogios, incluindo o Prêmio APCA de melhor ator de televisão. Em 2016, atuou na novela do horário nobre Velho Chico, ganhando o Prêmio Extra de melhor ator coadjuvante.

Em Onde Nascem os Fortes (2017) interpretaram o líder comunitário Samir. Em 2020, interpretou o grande vilão Álvaro na novela Amor de Mãe, recebendo aclamação da crítica e indicações a vários prêmios. Já em 2022, voltou a ter destaque na novela Pantanal na pele de José Lucas de Nada. O personagem bombástico de Tião Galinha, demostra todo talento de Irandhir Santos, o que nos orgulha muito sabermos que se trata de um Pernambucano arretado, cenas fortes de um homem sonhador apesar das dificuldades da vida, um verdadeiro sertanejo, de fé de coragem e cheio de esperança. As cenas saem da tv e entra não apenas nas televisões de cada cidadão, mas sim, na vida década um brasileiro, pois cada um é um pouco de Tião Galinha.

        Parabéns Tião Galinha, Você Representa o Povo Brasileiro em Especial aos Pernambucanos!

#FOCONAFONTEDAFOTO  >https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/clara-ribeiro/quem-era-tiao-galinha-em-renascer-de-1993-e-o-que-aconteceu-com-o-ator

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *