Pleito destinado a preencher as 20 cadeiras dedicadas à sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, pelos próximos dois anos, será realizado neste domingo e nesta segunda (19 e 20), em 11 locais de votação espalhados pela cidade, confirmando um cuidadoso e colaborativo processo de reestruturação e fortalecimento do Conselho, empreendido nos últimos anos
A partir deste domingo (19), artistas e trabalhadores de todas as cenas e linguagens culturais do Recife inteiro têm encontro marcado. Em pauta, a construção democrática de futuros com cada vez mais interlocução e colaboração entre sociedade civil e poder público, um compromisso renovado a cada dois anos, em eleições diretas. Domingo e segunda serão os dias de votação, em 11 locais espalhados por todas as Regiões Político Administrativas (RPAs) da capital pernambucana, nas eleições para escolha dos novos titulares e suplentes que irão compor o Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, para o próximo biênio, representando linguagens e regiões da cidade.
Neste domingo, das 9h às 15h, a votação acontece em nove pontos da cidade. Na segunda, outros dois locais de votação serão disponibilizados, ambos no Pátio de São Pedro: o Centro de Design e a Casa do Conselho.
Apenas pessoas previamente cadastradas, com inscrições validadas no Cadastro Cultural do Recife, dentro do prazo estabelecido e amplamente divulgado pelo poder público municipal, terão direito a voto. Será obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto.
Ao todo, 37 candidatos, habilitados no processo eleitoral iniciado no último mês de abril, participam do pleito. A votação tem o objetivo de escolher, entre eles, os representantes das RPAs e das linguagens culturais que irão preencher os 20 assentos da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultura, personificando a interlocução entre o poder público e as Regiões Político-Administrativas 1, 2, 3, 4, 5 e 6, além das seguintes linguagens: Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Ciclo Cultural Carnavalesco, Ciclo Cultural Junino, Ciclo Cultural Natalino, Circo, Dança, Fotografia, Design, Literatura, Música, Patrimônio e Arquitetura e Teatro.
O resultado das eleições será divulgado na próxima semana. Após a publicação no Diário Oficial, os candidatos eleitos terão 30 dias para tomar posse.
O novo pleito confirma um processo de retomada e valorização do Conselho Municipal de Política Cultural, por parte da Prefeitura do Recife, como instância fundamental de debate, formulação e pactuação de políticas públicas, na cidade de tantas e tão eloquentes cenas e tradições artísticas.
Desde 2022, o Conselho ganhou novos membros, voltou a ter uma sede, no Pátio de São Pedro, e respira novos ares, tendo retomado articulações e atividades regulares, entre reuniões mensais do pleno, em interlocução com o poder público municipal, sempre com o objetivo de avançar no alcance da política pública de cultura. Durante este mandato que se encerra, muitas pautas importantes foram transformadas em conquistas. A exemplo do Plano Recife MCP (Matriz da Cultura Popular); de aprovações como o novo regimento do Conselho e a nova Lei do SIC; editais como o da Lei Paulo Gustavo (LPG); a segunda eleição dos patrimônios vivos; a Lei de Isenção de tributos municipais para agremiações da cultura popular; além da realização da Conferência Municipal, base que vai gerar o Plano Municipal de Cultura, entre outros passos importantes. Avanços que ficam como legado da atuação conjunta da gestão pública municipal e do Conselho de Política Cultural.
ELEIÇÕES 2024 CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL
Datas, horários e locais de votação:
DOMINGO (19/05)
Representantes das RPAs
Das 9h às 15h
RPA 01
Escola Municipal General Emidio Dantas Barreto, na Avenida da Saudade, n° 303, Santo Amaro
Escola Municipal dos Coelhos, na Rua dos Coelhos, nº 600, Coelhos
RPA 02
Escola Municipal de Beberibe, na Rua Melánio de Barros Corrêa, nº 395, Beberibe
RPA 03
Sítio Trindade, na Estrada do Arraial, s/n, Casa Amarela
RPA 04
Escola Municipal Darcy Ribeiro, Rua Odete Monteiro, s/n, Cordeiro
Escola Municipal do Dom, Rua Coronel Pacheco, nº 115, Várzea
RPA 05
Escola Municipal Padre José Matias Delgado, Rua Devaldo Borges, s/n, Jardim São Paulo
RPA 06
Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, Avenida Domingos Ferreira, nº 1040, Pina
Escola Municipal Carlúcio Castanha, Avenida Pernambuco s/n, Cohab/UR1
SEGUNDA (20/05)
Representantes dos segmentos culturais
Das 9h às 15h
Segmentos: Artesanato, Audiovisual, Ciclo Cultural Carnavalesco, Ciclo Cultural Natalino, Dança, Fotografia e Teatro
Casa do Conselho Municipal de Política Cultural (Casa nº 08, Pátio de São Pedro, São José)
Segmentos: Artes Visuais, Ciclo Cultural Junino, Circo, Patrimônio e Arquitetura, Música, Design e Literatura
Centro de Design (Casa nº 10, Pátio de São Pedro, São José
Fotos: Marcos Pastich/PCR
https://www.facebook.com/PERNAMBUCOEMFOCO