Seleção foi num universo de 209 filmes de todo o Estado. As inscrições foram realizadas via plataforma Mapa Cultural de Pernambuco
O FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco – vai ocupar o Cinema São Luiz entre os dias 3 e 8 de dezembro. Realizado pela Prefeitura do Recife e pelo Governo de Pernambuco, o Festival selecionou 64 curtas pernambucanos para participar das duas mostras competitivas dessa 20ª edição. O FestCine é uma importante janela de exibição para jovens e experientes realizadores que exibem seus trabalhos para o público diversificado que frequenta o evento.
Neste ano, 209 filmes, das quatro macrorregiões do Estado, foram inscritos através da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br), um número recorde. Para a Mostra Competitiva Geral, foram selecionados 51 filmes, sendo três de animação, 13 documentários, 15 de ficção, cinco de videoarte/experimental e 15 videoclipes. Já na Mostra de Formação, serão exibidos 13 curtas, sendo duas animações, sete documentários e quatro de ficção. Do total de obras selecionadas para as duas mostras, 25 foram dirigidas por mulheres, ou seja, cerca de 40% da programação.
Para o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, a realização desse tipo de evento revela novos e importantes nomes do cenário do audiovisual: “Grande celeiro de produção audiovisual, Pernambuco e principalmente Recife têm vocação para gerar profissionais sensíveis e inovadores. Por isso os poderes públicos precisam se manter articulados – e o fazem – para potencializar e fomentar o surgimento de novos talentos por trás das câmeras”.
Já para a Secretária Estadual de Cultura Antonieta Andrade, o festival chega a sua vigésima edição reafirmando o olhar para a produção audiovisual local. “A história do FestCine é marcada pela exibição dos primeiros curtas-metragens de realizadores que hoje são reconhecidos até internacionalmente, então, é com grande alegria que damos continuidade a um evento que representa tanto para toda a cadeia do cinema e da produção audiovisual pernambucana”, celebra ela.
De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência no Festival também é um aspecto que estamos fortalecendo nesta edição, com a realização de sessões especialmente direcionadas a este público; e na grade de formação cultural, as mulheres têm prioridade, são o público-alvo de oficinas que serão ofertadas em parceria com o FERA (Feminismo e Equidade para Reinventar o Audiovisual)”.
Os selecionados concorrem a um total de R$ 58,5 mil em prêmios. Além do Troféu Fernando Spencer para a mostra Competitiva Geral nas categorias de direção, fotografia, roteiro, produção, direção de arte, ator, atriz, entre outras. Confira a lista completa dos selecionados: http://www.cultura.pe.gov.br/
OFICINAS
Estão abertas as inscrições para mais 3 oficinas: “Documentando”, “Estratégia de Marketing Digital para o Lançamento de Filmes” e ainda “Inspire – a respiração como base da transformação”. Saiba mais: http://www.cultura.pe.gov.br/
COMISSÃO DE SELEÇÃO – Integrantes
Mostra Competitiva Geral:
Matheus José Nicolau de Oliveira Lins (Secult/PE – Secretaria de Cultura de Pernambuco)
Luciana Alves Campelo Poncioni (Secult/PE – Secretaria de Cultura de Pernambuco)
Frederico Costa Moreira (FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes)
Jeorge Manoel Pereira da Silva (BRAVI – Brasil Audiovisual Independente)
Márcio Batista de Lima (FCCR – Fundação de Cultura da Cidade do Recife)
Bernardo Lessa Brito Ribeiro (FUNDAJ – Fundação Joaquim Nabuco)
Mostra Competitiva de Formação:
Matheus José Nicolau de Oliveira Lins (Secult/PE – Secretaria de Cultura de Pernambuco)
Andrea Mota Silveira (Secult/PE – Secretaria de Cultura de Pernambuco)
Hugo Leonardo Fulco Santos (Secult/PE – Secretaria de Cultura de Pernambuco)
Priscila Angela Urpia de Moura (ABD/APECI – Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas e FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes)
Rafael dos Santos Barreira (ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação)
Djair Almeida Freire (FCCR – Fundação de Cultura da Cidade do Recife)
GABINETE DE IMPRENSA