Show inédito “Recife Terras de Xangô entre o Rio e o Mar” tem única apresentação nesta sexta-feira (08/03), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com entrada gratuita
Os afoxés pernambucanos Oxum Pandá, Omim Sabá e Ogbon Obá estreiam espetáculo juntos nesta sexta-feira (08/03). O show “Recife Terras de Xangô entre o Rio e o Mar” faz sua estreia no Recife com única apresentação às 20h, no Teatro de Santa Isabel, com entrada franca para o público.
No show inédito, os afoxés reúnem mais de 100 artistas em cena, incluindo uma orquestra percussiva, coral e corpo de baile, que, juntos, exaltam a cidade do Recife e reverenciam os orixás Xangô, Oxum e Iemanjá. O repertório costura 20 canções da cultura negra e da Música Popular Brasileira, abordando um recorte da religiosidade de terreiro, da luta e da fé do povo negro vivenciadas na capital pernambucana.
Com 1h30 de duração, o show apresenta os três afoxés em sintonia única, trazendo ao público música, dança, figurinos e religiosidade em diálogo com a cultura do Recife. “Esse show é muito importante, pois oportuniza que manifestações da Cultura Popular, que geralmente se apresentam em festividades religiosas e de rua, ganhem caráter espetacular e ocupem os teatros de nossa cidade”, comenta Jorge Féo, produtor da iniciativa.
A estreia do show “Recife Terras de Xangô entre o Rio e o Mar” é acessível em Libras, e os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro de Santa Isabel a partir das 18h do dia do espetáculo. O show é realizado pela produtora Paó Produção e Comunicação com incentivo do edital Funarte Retomada 2023 – Música.
SERVIÇO:
Estreia do show “Recife Terras de Xangô entre o Rio e o Mar”
Com os afoxés Oxum Pandá, Omim Sabá e Ogbon Obá
Sexta-feira, 08 de março de 2024, às 20h
Teatro de Santa Isabel (Praça da República, S/N – Santo Antônio)
Entrada gratuita
(Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 18h no dia do show. Retirada de até 2 ingressos por pessoa)
Mais informações: Instagram @producao_paoh
SOBRE OS AFOXÉS:
AFOXÉ OXUM PANDÁ – Fundado em 1995 pelo babalorixá Genivaldo Barbosa e Sandra Guerra, trajando vestes amarelo e branco, o Afoxé Oxum Pandá traz a sonoridade da cultura africana reinventada no Brasil sob a cadência do ijexá. Cantando a beleza negra e a riqueza da herança afro brasileira, propagando o amor e o reconhecimento da história de luta e resistência de seus antepassados, o Oxum Pandá constrói sua trajetória de afirmação entre os grupos de cultura de tradição, sendo o quarto afoxé mais antigo em atividade em Pernambuco, com três discos gravados: “Não há silêncio”, “Brilho do sol” e “Deusa da beleza”. Desde a fundação, sua sede foi localizada no bairro do Barro, no Recife, e hoje encontra-se no bairro de Jardim São Paulo. Saiba mais: https://linktr.ee/
AFOXÉ OMIM SABÁ – Fundado em 2002, no bairro do Cordeiro, no Recife-PE, o Afoxé Omim Sabá tem como matriarca a grande orixá Iemanjá, deusa das águas salgadas e da família, e o orixá Xangô, deus do fogo, da justiça e dos trovões, como patriarca. Sob a presidência do babalorixá Marcos Silva – Marquinhos de Ossain, o afoxé traz as cores azul celeste e turquesa, branco e verde, retratando as lendas dos orixás em suas composições autorais, nas toadas e nos cânticos, e aborda também a resistência do povo negro durante toda sua trajetória de luta por igualdade. Saiba mais: https://linktr.ee/
AFOXÉ OGBON OBÁ – Fundado em 2007 pelo babalorixá Everaldo Alves – Everaldo de Xangô, conhecido por Pai Vevé, o Afoxé Ogbon Obá tem sede no Centro Espírita João Felipe de Aguiar, fundado em 1990, uma casa de religião de matriz africana na qual se realiza trabalhos culturais e sociais com crianças e adolescentes. Ogbon Obá, em dialeto africano iorubá, significa “Conselheiros do Rei”, trazendo como patrono Xangô, orixá da justiça, dos trovões e do fogo, o rei da nação nagô. A madrinha do afoxé e co-fundadora é a iyabassé e chef de cozinha Dona Carmem Virgínia. Saiba mais: https://linktr.ee/
FICHA TÉCNICA DO SHOW:
No palco, afoxés Oxum Pandá, Omim Sabá e Ogbon Obá
Roteiro, Concepção e Direção Artística: Jorge Féo
Direção Musical: Júnior Candeias, Robson Lima e Leandro das Merces
Coreografias: Washington Sans (Afoxé Oxum Pandá) e Corpo de Baile do Afoxé Omim Sabá
Participação Especial: Paulo Queiroz como Rei Xangô
Iluminação: Cleison Ramos (Farol Ateliê da Luz)
Sonorização: Marcelo Almeida
Assistentes de Produção: Ana Paula Martins, Michel Leandro, Gilblenio Saadh
Figurinos e Adereços: Marcos Silva, Jorge Féo e Ceça Fantasias
Cenário: Jéssica Zarina
Vídeos: Zé Gabriel Lima (Angola Filmes)
Fotografias: Tales Pedrosa
Sacerdotisa Afoxé Oxum Pandá: Mãe Dandasilê
Sacerdote Afoxé Omim Sabá: Babalorixá Welinton Scharlane
Sacerdote Afoxé Ogbon Obá: Pai Everaldo de Xangô
Presidenta Afoxé Oxum Pandá: Tétis Duarte
Presidente Afoxé Omim Sabá: Marcos Silva
Presidenta Afoxé Ogbon Obá: Carmem Virgínia
Produção Executiva: Jorge Féo
Realização: Paó Produção & Comunicação
FICHA TÉCNICA DOS AFOXÉS:
AFOXÉ OXUM PANDÁ:
Fundador: Babalorixá Genivaldo Barbosa (In Memorian)
Co-Fundadora: Sandra Guerra (In Memorian)
Sacerdotisa: Mãe Dandasilê
Representação da Oxum Ipondá: Nayara Temporal
Mestre de Alagbês: Júnior Candeias
Coreógrafo: Washington Sans
Vocais: Tétis Duarte, Paulla Badu, Jorge Féo, Fernanda Spindola e Anita Almeida.
Alagbês: Adriene Oliveira, Anderson Botelho, Antonio Lisboa, Camila Lima, Cauã Ferreira, Diogo Sobral, Edielk Botelho, Enzo Botelho, Erick Botelho, Gleyce Ketellynn, Heitor Ferreira, Ivson Santos, Júnior Candeias, Marcilio Lisboa, Marilhona, Nego Dai, Paula Kelly, Pedro Alcântara, Riquelme Ferreira, Sergio Ramos, Tagore Vitorino e Thiago Reis.
Corpo de Baile: Adnna Fernandes, Andrezza De Santana, Conceição Fayola, Filipe Paraizo, Jair Simão, Jefferson Henrique, Micaelly Silva, Milla Andrade, Nathy Nascimento, Obailê Santana, Rafaela Meireles, Rayana Augusta, Rayssa Barros, Roze Nascimento, Sarah França, Sulamita Ferreira, Tom Araújo, Vânia Vitória, Viva Brito, Washington Sans e Yasmim Florinda.
AFOXÉ OMIM SABÁ:
Fundador: Marcos Silva
Sacerdote: Babalorixá Welinton Scharlane
Representação da Yemanjá Sabá: Anelise Almeida
Mestre de Alagbês: Robson Lima
Vocais: Ana Fabiola Nascimento, Marcela Pontes, Marcos Silva e Silvio Júnior.
Alagbês: Adriana Nascimento, Ana Clara Chacon, Arthur Tavares, Aymê Lopes, Bartolomeu Alves, Cristiano Ferraz, Diógenes Batista, Gabriela Wanda, Hallana Carvalho, Isabelle Larissa, Ivson Inaldo, Klayton De Souza, Liliane Rafael, Lua Mariano, Moema Maria, Otávio Barbosa, Prisciliano Santos, Robson Lima, Tiago César, Valessa Dutra, Wagner Cesário e Willian Castro
Corpo de Baile: Aline Lopes, Anelise Almeida, Diorge Santos, Rafaella Morais, Silvano Jefferson, Victor Silva e Yza Dandara.
ÁFOXÉ OGBON OBÁ:
Fundadores: Carmem Virgínia e Pai Everaldo de Xangô
Sacerdote: Pai Everaldo de Xangô
Mestre de Alagbês: Adriano Rosa
Vocais: Everaldo De Xangô, Gene Kelly, Isabela Sampaio e Layza Eduarda.
Alagbês: Adriano Rosa, Alice Vitória, Ana Carolina da Conceição, Anderson Alexandre, Cybelle Oliveira, Danilo Estevam, Elisa Oliveira, Geovanny Gama, José Henrique Alves, José Henrique Leite, Leandro Das Merces, Marcos Andre Avelino, Maria Júlia, Marley Itallo e Mônica Maria.
Corpo de Baile: Lorena Silvestre, Maria Luiza e Telma Cristina.