#ÉFOCOÉNOTICIA #ÉFOCONAOPORTUNIDADE

Aeroportos da Aena no Brasil têm oferta de 1,8 milhão de assentos no período de final de ano

Estão programados mais de 11,2 mil pousos e decolagens para as festas de Natal e Ano Novo, entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro

Os 17 aeroportos da Aena no Brasil terão mais de 11,2 mil pousos e decolagens no período entre o Natal e o Ano Novo, com uma oferta total de cerca de 1,8 milhão de assentos disponíveis. Os dados são referentes ao período entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro.

A maior movimentação será no aeroporto de Congonhas, que tem programados 5.865 voos para o período de fim de ano, com uma oferta total de 967 mil assentos. Os principais destinos para o período a partir de Congonhas são: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Recife, Navegantes e Goiânia.

No aeroporto do Recife, estão programados 2.657 voos, entre pousos e decolagens, com uma oferta total de 387 mil assentos. Na capital pernambucana, os dias de maior movimento são o dia 26 de dezembro, com 258 operações, e o dia 2 de janeiro, com 257 operações.

A Aena opera desde 2020 os seis aeroportos do Nordeste. Nos meses de outubro e novembro deste ano, a empresa assumiu também a gestão dos 11 aeroportos do bloco SP/MS/PA/MG, que fez parte da sétima rodada de concessões realizada em agosto do ano passado. Com isso, a Aena passou a administrar 17 aeroportos no Brasil, sendo responsável por cerca de 20% do fluxo de passageiros no país.

Veja na tabela abaixo a previsão de movimentação em cada um dos 17 aeroportos administrados pela Aena no Brasil:


Sobre a Aena Brasil
Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo, em número de passageiros, pelo Conselho Internacional de Aeroportos. A companhia também é a maior do país, administrando 17 aeroportos, em nove estados brasileiros, sendo responsável por 20% da malha aérea nacional e pela gestão de Congonhas, o segundo maior em número de embarques e desembarques. Em 2022, seus 80 aeroportos e dois heliportos movimentaram 363,6 milhões de passageiros, sendo mais de 35 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os equipamentos de infraestrutura do Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de gerenciar aeroportos no México (12), Colômbia (2) e Jamaica (2).

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *