#ÉFOCONAOPORTUNIDADE #ÉFOCONASREDES

Boulevard Rio Branco recebe Feira Ojà Afro Sesc

Programação acontece no dia 24 e terá mais de 30 empreendedores negros e apresentações culturais. Projeto também oferece formações gratuitas de comunicação e contação de histórias

 

Em alusão ao mês da Consciência Negra, o Sesc Santa Rita vai promover, pelo segundo ano consecutivo, a Feira Ojà Afro Sesc. A iniciativa, que conta com o apoio da Prefeitura do Recife, vai acontecer entre os dias 24/11 e 1º de dezembro, com palestras, feira de empreendedorismo, apresentações culturais e oficinas. A programação é gratuita e vai acontecer na Boulevard Rio Branco e no Sesc Santa Rita, ambos no Centro do Recife.

“Sabemos que é um mês simbólico na luta antirracista, mas queremos, além de falar sobre a pauta, defender espaços que possibilitem o protagonismo econômico, cultural e intelectual das pessoas negras”, comenta Renata Ramos, bibliotecária do Sesc Santa Rita e organizadora da iniciativa.

 

Por isso, na sexta-feira (24/11), a Boulevard Rio Branco, em frente à Escola Técnica Porto Digital, vai receber mais de 30 empreendedores para comercialização de produtos. Eles atuam nos segmentos de moda, vestuário, acessórios, beleza, literatura, artes visuais, decoração e gastronomia. A feira, aberta ao público, vai acontecer das 14h às 20h.  A partir das 17h, quatro grupos culturais vão se apresentar no local: Grupo Musical Porto Mix; Breaking com a FPEB; Afoxé Omo Nilê Ogunjá; e Afoxé Oyá Alaxé.

 

Além da feira, o projeto se volta para atividades formativas. A primeira, dias 22, 23 e 25 de novembro, é a “Oficina de contação de histórias africanas”, que será ministrada pela pedagoga, produtora cultural e contadora de histórias Roma Júlia, no Sesc Santa Rita. Ela vai falar sobre a importância da atividade, ferramentas e conteúdos para a contação e o ensino da história e cultura afro no Brasil. Podem participar professores, estudantes, educadores e pessoas interessadas com idade superior a 18 anos. São 20 vagas e as inscrições acontecem na plataforma: https://cursos.sescpe.com.br.

A segunda formação é a “Oficina de Assessoria de Imprensa”, que também vai acontecer na unidade. Ela será oferecida no dia 1º de dezembro, conduzida pelo jornalista Salatiel Cícero e exclusiva para empreendedores negros. O profissional atua há mais de 15 anos no mercado de Comunicação e vai ensinar sobre divulgação espontânea na imprensa, bem como o entendimento de notícia e estratégia para articulação na divulgação dos negócios. Para esta atividade, a turma conta com 40 vagas, e as inscrições acontecem na unidade.

 

Palestra – A programação da Feira Ojà Afto Sesc vai incluir, ainda, palestra para alunos da Escola Técnica Porto do Digital, no Bairro do Recife. Os estudantes vão assistir ao tema “Entenda o Racismo Estrutural e como combatê-lo”, com Elizama Messias, produtora cultural, doutoranda em Educação pela UFPE, coordenadora Executiva do Laboratório de Educação das Relações Étnico raciais-Laberer/UFPE, Co-fundadora e Coordenadora Executiva do Epicentro Terra Viva.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

 

Serviço – Feira Ojà Afro Sesc

Data: 24/11 – feira; 22, 23 e 25/11 – oficina de Contação de Histórias; 1º de dezembro – oficina de Assessoria de Imprensa

Informações: 99981.4856

Valor: gratuito

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *