#ÉFOCOÉNOTICIA

Após reunião, entidades do Fórum dos Servidores da Segurança Pública decidem por grande passeata em prol da valorização salarial e profissional das categorias

Na última quinta-feira, 05, ocorreu uma reunião que juntou representantes de diversas Instituições da Segurança Pública de Pernambuco para decidir sobre as novas estratégias para garantirmos a merecida valorização salarial e profissional das nossas categorias. Após o encontro, as representações decidiram por uma passeata que acontece no próximo dia 26 de outubro, às 15h30, com concentração na Praça do Derby, de onde caminharemos em direção ao Palácio do Campo das Princesas.

Desde setembro o governo está de posse da pauta conjunta do movimento, formatada pelas entidades de todas as categorias que integram o Fórum. Em um movimento de união histórico em prol de quem faz a segurança pública na ponta em Pernambuco, foram apresentadas demandas comuns e específicas a cada carreira. Tentamos apostar no diálogo, mas a verdade é que o atual governo não tem demonstrado interesse em dialogar, deixando o Fórum sem resposta até agora. Por isso, não tivemos outra forma de proceder senão intensificando nossa atuação e indo às ruas dialogar com a população para explicar porque Pernambuco tem se tornado um lugar cada vez mais inseguro.

Gostaríamos de reforçar que o diálogo sempre estará presente nas ações que nos norteiam, mas não ficaremos reféns da indiferença com a qual o Governo de Pernambuco tem tratado a segurança pública e os profissionais que a tornam realidade na prática. Nesse sentido, temos certeza que contaremos com o apoio da população, já que ela é a principal prejudicada pela falta de investimentos nas forças de segurança do Estado. Os pontos abordados no documento protocolado versam sobre 5 eixos. São eles:

1. Calendário das respostas das Pautas específicas de cada categoria, que foram
apresentadas ainda no primeiro semestre, solucionando as distorções de cada Plano
de Cargos;
2. Que qualquer negociação contemple reajustes para os 04 (quatro) anos do mandato
(2023 à 2026);
3. Estrutura minimamente condizente com a necessidade para o combate à
criminalidade do nosso Estado;
4. Concursos regulares com nomeações anuais para ir diminuindo o déficit de cada
categoria;
5. Estabelecimento de uma mesa permanente entre o Governo e este Fórum para ”discussão da área de Segurança Pública”.

Diante do descaso do Governo com a pauta, os membros do Fórum decidiram pela entrega de um ofício ao Tribunal de Justiça para intermediação e criação de uma câmara de conciliação, no dia 23 de outubro de 2023 e pela realização da passeata já mencionada. Ela apresentará ao povo a real necessidade e os problemas da Segurança Pública em Pernambuco, que tem o pior Sistema Penitenciário, péssimas condições de trabalho, falta efetivo e temos os piores salários da Segurança Pública no Brasil.

“Essa passeata representa a voz unificada de todos os profissionais da Segurança Pública que há muito tempo vêm lutando por justiça salarial e melhores condições de trabalho. Já servi na Marinha, já fui Guarda Municipal, Policial Militar e hoje tenho a honra de ser Policial Civil. Mas, minha trajetória por essas forças de segurança me trouxe a certeza de muitos dos nossos problemas são compartilhados. Então, nesse caso, a nossa reação também precisa ser conjunta, o que nos dará mais força e representatividade. Além disso, o ato será uma clara demonstração de força e determinação em exigirmos respostas e ações concretas do governo para atender às nossas demandas. Não podemos mais aceitar o descaso e a negligência. Estamos unidos, comprometidos e prontos para lutar incansavelmente pela valorização que merecemos”, explica o diretor do SINPOL-PE, Márcio Hortêncio, um dos idealizadores do Fórum.

Participam do Fórum os representantes do SINPOL ( Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco ), ADEPPE ( Delegados) , SINPOLPEN-PE(Policiais Penais ), ACS ( cabo e soldados da PM) , ASPRA ( Praças da PM ) , Associação de Polícia Científica de Pernambuco – APOC-PE (Peritos Criminais), Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal (SINPOCRIM), Associação dos Peritos Médicos Legistas e Odontolegistas ( APEMOL), Associação dos Agentes de Perícia e de Medicina Legal (APEMEPE) e a Associação dos Peritos Papilocopistas.

Juntos Somos mais Fortes!

 

ABBC Comunicação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *