Comportamento de risco e consequências físicas integram o conteúdo discutido durante a capacitação
Para ampliar o alcance das medidas de conscientização para um trânsito mais seguro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) retomou as atividades de formação de professores, realizadas por meio de cooperação técnica entre o órgão e a Secretaria Estadual de Educação (SEE). Nesse sentido, ocorreu treinamento, nesta segunda (4) e terça (5), reunindo professores do ensino médio da rede estadual do Recife e da Região Metropolitana das disciplinas de Biologia e Física. A capacitação aconteceu no auditório da SEE, no bairro da Várzea, Zona Oeste da Capital, no período da manhã.
De acordo com o diretor presidente do Detran-PE, Carlos Ferreira, a ideia é formar professores que trabalhem a questão do trânsito e segurança viária na sala de aula com os alunos. “É importante mostrar aos jovens, por exemplo, o que acontece com o corpo na hora de um sinistro, para evitar comportamentos de riscos”, avalia. A formação de professores faz parte das medidas educacionais já voltadas à Semana do Trânsito, que acontecerá de 18 a 25 de setembro.
Com quatro horas/aula por dia, o treinamento apresentou questões de biomecânica de trauma, dados estatísticos, comportamentos perigosos praticados no trânsito, como: ingestão de álcool, uso do celular e excesso de velocidade; fatores de riscos, entre eles, direção distraída, falta de equipamentos de segurança; e aspectos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em Biologia a abordagem focou na fragilidade do corpo, já em Física, nas questões de movimento e inércia.
O professor de Física e Robótica, Ezenildo Santana, da Escola de Referência do Ensino Médio Maria Gayão Pessoa Guerra, da cidade de Araçoiaba, Zona da Mata, ficou entusiasmado com o treinamento e vai aplicar em suas aulas. “Podemos trabalhar cálculo de velocidade média e aceleração para explicar um atropelamento e sensibilizar jovens, que possuem adrenalina alta e costumam se interessar por grandes velocidades”, projeta.
O treinamento reuniu em torno de 50 professores por dia das quatro Gerências Regionais de Educação (GRE). Participaram professores dos GREs Recife-Norte, Recife-Sul, Metro-Norte e Metro-Sul. O conteúdo da capacitação foi coordenado pela Superintendência de Educação de Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE, e a execução pela Gerência de Recursos Humanos do órgão.
Foto: Peu Ricardo