A mão de milho, um dos alimentos mais procurados em época de festas juninas, está sendo comercializada por entre R$ 15 e R$ 35 no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. A abertura do “São João do Ceasa” aconteceu nesta sexta-feira (8) com distribuição de canjica gigante, forró pé-de-serra, bacamarteiros e quadrilha junina no Pátio do Milho.
Segundo o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Wellington Batista, a expectativa é vender um milhão de espigas a mais que o ano passado. “A tendência é baixar o preço e já era para isso ter acontecido, mas passamos por dificuldades por causa da paralisação dos caminhoneiros. Com a vinda de mais milhos, o preço deve baixar“, garantiu o gestor.
Por causa do período de chuvas deste ano no Estado, a safra do cereal deve ser maior. “Com isso, o consumidor ganha porque há uma expectativa de um preço menor e também um milho de melhor qualidade“, destacou Wellington. Ainda de acordo com o secretário, uma boa quantidade de milho está no interior e chegará nos próximos dias ao Ceasa.
Francisco Justino, mais conhecido como Chico do Milho, vende milho há 40 anos no Ceasa e ensina como escolher as melhores espigas. “O milho para fazer pamonha e canjica é aquele que tem uma palha só, que rende a massa e tem caroços graúdos e maduros. Para assar e cozinhar, é melhor escolher os que têm uma palha mais enviesada”, explicou.
Fonte: Folha PE
Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco