Avaliação das unidades certificadas, sendo 6 centros de saúde e 3 centros de educação infantil, foi realizada por um comitê formado por UNICEF, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, além de CECIP e World Forum Organization.
Recife, 27 de julho de 2023 – A cidade do Recife realiza, no próximo dia 1º de Agosto, às 8h30, no Cineteatro do Compaz Miguel Arraes, a cerimônia de certificação das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPIs) – uma ação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizada pela Prefeitura do Recife e parceiros.
A iniciativa reconhece unidades municipais de Saúde e Educação que se destacam no atendimento a crianças de até 6 anos idade e suas famílias. Ao todo, nove unidades serão certificadas no Recife, sendo seis centros de saúde e três de educação. A definição das unidades foi realizada por um comitê científico, formado pelo UNICEF, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, além de CECIP e World Forum Organization.
Das 13 unidades que participaram da iniciativa, sendo 10 de saúde e três de educação, quatro estão localizadas no Ibura, bairro onde acontece também a #AgendaCidadeUNICEF. Todas as quatro unidades do bairro, três centros de saúde e um centro de educação infantil, serão certificadas, beneficiando diretamente 1561 crianças.
Lançamento de selo comemorativo
Durante o evento de certificação da UAPI, os Correios e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) fazem o lançamento regional do selo comemorativo sobre a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com a mensagem: “A melhor coisa para o bebê é mamar: Garantir o direito à amamentação é responsabilidade de todos”, que destaca a importância da amamentação, iniciado na primeira hora de vida até os 6 meses de forma exclusiva e complementado até os dois anos ou mais de idade.
As ilustrações, em cada selo, mostram a cena de uma mulher amamentando seu bebê, representando a diversidade de mulheres do Brasil, com negras, indígenas e brancas. As mulheres e bebês foram ilustrados em ambientes diversos, cada qual amamentando em diferentes posições, todas recomendadas por especialistas.
Sobre a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI)
A Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma estratégia do UNICEF voltada à qualificação dos serviços públicos de saúde e de educação infantil com o objetivo de contribuir para os resultados das políticas municipais para a Primeira Infância. A iniciativa acontece em seis capitais e conta com assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até 6 anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde e Unidades de Educação Infantil.
Para implementar essa iniciativa, o UNICEF conta com a parceria estratégica da Roche e parceiros locais, que buscam promover o acesso ao diagnóstico precoce para todos e estimular crianças com atraso no desenvolvimento, deficiências e doenças raras – entre elas, a atrofia muscular espinhal e o autismo.
#AgendaCidadeUNICEF
A UAPI integra também a iniciativa #AgendaCidadeUNICEF, parceria do UNICEF com prefeituras de centros urbanos para promover oportunidades e contribuir para a prevenção de violências contra crianças e adolescentes em territórios vulneráveis dos centros urbanos. Na capital pernambucana, o bairro definido como prioritário pela Prefeitura do Recife e o UNICEF foi o Ibura, um dos mais populosos da cidade, com 50 mil habitantes, e que apresenta uma das maiores taxas de homicídios da capital, alcançando adolescentes entre 10 e 19 anos, segundo dados de 2019 reportados pela Prefeitura. Além do Recife, esta edição também ocorre em Belém, Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.