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Diagnóstico precoce e intervenção multidisciplinar são aliados para melhoria do TDAH

Congresso discute novos caminhos para compreensão e tratamento do TDAH para promover o bem-estar da criança hoje e no futuro

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta entre 5% e 8% da população mundial. Caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, o TDAH pode ter um impacto significativo no funcionamento pessoal, social, acadêmico e profissional das pessoas afetadas. Estima-se que cerca de 70% das crianças com TDAH apresentam outra comorbidade, e pelo menos 10% têm três ou mais comorbidades, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção – ABDA. Seus sinais e sintomas geralmente surgem desde o início do desenvolvimento do indivíduo, e suas causas podem estar relacionadas a alterações genéticas ocorridas durante a gestação, no momento do parto ou eventos pós-parto. No entanto, é importante considerar o contexto em que ocorrem os comportamentos de agitação ou falta de atenção, como o ambiente escolar, onde é comum relacionar esses comportamentos ao TDAH, conforme explica o professor Fabrício Cardoso, líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos – LIEENP da Faculdade CENSUPEG – São Fidélis/RJ.

 

De acordo com o professor Cardoso, que é doutor em Ciências Biológicas (Biofísica), o diagnóstico precoce do TDAH é essencial para iniciar um tratamento adequado e multidisciplinar, permitindo se alcance o potencial máximo e se tenha uma boa qualidade de vida. Com o tratamento precoce, evita-se episódios depressivos que podem levar a problemas na vida adulta, como desistência acadêmica e baixa autoestima, que são comuns a pessoas com TDAH. Segundo o especialista, nelas há uma maior propensão a não superar obstáculos, portanto, é necessário um tratamento multidisciplinar envolvendo profissionais especializados em linguagem, aprendizagem e psicologia cognitivo-comportamental, entre outros.

 

A intervenção multidisciplinar com profissionais capacitados pode auxiliar na prevenção e promoção da aprendizagem, levando em consideração a neurodiversidade de cada caso e reconhecendo as individualidades dos alunos, as barreiras de habilidades, o desenvolvimento motor, as funções executivas e o desempenho acadêmico. Essa abordagem também influencia o processamento de informações, a memorização e a manipulação mental. Por isso, ter profissionais com conhecimento nessas áreas é fundamental para o diagnóstico precoce do TDAH e acompanhamento.

 

A problemática do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade requer discussão e esclarecimento não apenas no âmbito familiar e escolar, mas também no clínico multidisciplinar. E, por isso, com o objetivo de compartilhar práticas assertivas de identificação, tratamento e monitoramento do TDAH, o Professor Doutor Fabrício Cardoso participará do I Congresso Nacional de Transtorno do Desenvolvimento, com a temática “Um Olhar Multidisciplinar”, nesse sábado (dia 27) e domingo (dia 28 de maio), no Mar Hotel em Boa Viagem.

 

O evento é promovido pelo Grupo CEAM – Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar, organização que nasceu de um compromisso de contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Buscamos profissionais que pelas suas formações e trabalhos estão transformando o processo de aprendizagem para mais diversos público, através de iniciativas, técnicas e intervenções que têm proporcionado experiências inovadoras para crianças e adolescentes que, no passado, não eram vistos ou incluídos da maneira adequada no processo pedagógico escolar”, diz a Dra. Luciene Santos, psicopedagoga e fundadora do CEAM, que traz o profissional em caráter exclusivo para Pernambuco.

 

Por isso, o Congresso conta com o time de especialistas multidisciplinares no campo da educação e saúde, para dividir experiência, técnicas e conhecimento para quem atua ou convive com públicos com transtornos e dificuldades de aprendizagem. Reunindo alguns dos profissionais mais renomados da área, o programa conta com a presença da psicopedagoga Inês Abranges; a neurocientista Marta Relvas; a psicopedagoga Rita Russo; a fonoaudióloga e a professora Simone Capellin, Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem; o psiquiatra  e neurocientista, Luiz Antônio Correia, presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp); o fonoaudiologista e professor doutor Jaime Zorzi, Diretor do CEFAC Saúde e Educação; o professor Paulo Chereguini, especialista em terapia ABA (Análise Aplicada ao Comportamento) ao TEA; a psicóloga clínica e mestre em Educação, Aída Brito, especialista em Educação Especial e Inclusiva; e o professor Lucelmo Lacerda, especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão.

 

As inscrições para o I Congresso Nacional de Transtorno do Desenvolvimento: Um Olhar Multidisciplinar ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo Sympla. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, sábado e domingo, respectivamente, no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, no Recife, das 07h às 19h. Para efetuar a inscrição, é necessário acessar o site ((https://www.sympla.com.br/evento/i-congresso-nacional-de-transtorno-do-desenvolvimento-um-olhar-multidisciplinar/1804781), onde também é disponibilizado a programação completa do evento.

https://drive.google.com/file/d/16Eh24hAlFoa_P6Y0UXUVJvUbQmPyPJUF/view?usp=gmail

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

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