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Pioneira na introdução de buffets em churrascarias, rede surgiu em 1993, quando quatro amigos gaúchos se reuniram para fundar um restaurante em São José do Rio Preto (SP)

Grandes empresas sempre têm por trás grandes histórias. E com o Grupo Sal e Brasa não é diferente. Há 30 anos, quatro amigos gaúchos deixaram suas cidades para buscar novas oportunidades nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. José Bonacina, Nilton Delazeri, Rubi Bortoncello e Valdemir Baldissera, trabalharam duro. Foram ajudantes de churrasqueiros, trabalharam na copa, até chegarem ao cargo de garçom. E mesmo com um dia a dia difícil, sempre tiveram o sonho de empreender. A identificação com o setor de gastronomia, e em especial com a churrascaria, fez com que eles sempre estivessem atentos às mudanças do mercado e, principalmente, no que o cliente gostava e esperava quando entrava em uma.

Já experientes, foi nos anos 90 que eles se uniram e decidiram investir no sonho da própria churrascaria. Em maio de 1993 inauguraram a primeira unidade Sal e Brasa, na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.  Eles apostaram no interior, pois sabiam que era uma região carente de churrascaria de ponta.  Para nomear o restaurante, os sócios se inspiraram nos itens essenciais para preparar um bom churrasco, “Sal e Brasa”. Assim começou o Grupo SB.

Logo em seu nascimento, a empresa trazia a proposta de ser mais do que uma simples churrascaria. Foi assim que ela introduziu um conceito totalmente inovador para época, mas que se tornou tendência nos dias de hoje: os buffets. Foi uma verdadeira revolução na gastronomia.

“Nos anos 90 ninguém mais trabalhava com várias opções de acompanhamentos. “Assim, ganhamos muita fama na região e vinham pessoas de cidades vizinhas para se deliciar em nosso buffet”, explica um dos sócios, Nilton Delazeri.

 

“No início, tudo foi muito difícil, como todo negócio. A inflação era alta, em torno de 80%, mas fomos remando contra a maré. Depois veio o Plano Real e tivemos fôlego, conclui Nilton.

Mas as dificuldades não desanimaram os sócios. O negócio ficou tão próspero que eles perceberam que era o momento certo para expandir. Depois de oito anos, mais uma vez os amigos optaram pelo pioneirismo. Enquanto muitas marcas focavam no Sudeste, a Sal e Brasa decidiu tomar a direção contrária e foi para o Nordeste. Então, em junho de 2001, chegaram em Salvador e apresentaram para a cidade a verdadeira churrascaria gaúcha, um conceito totalmente inovador para a região. “Nossa primeira unidade foi no bairro de Pituaçu onde estamos até hoje.

Depois de se consolidar na capital baiana, e virar referência gastronômica na região, a marca ganhou novas unidades em Fortaleza (essa unidade foi fechada em 2018 e em 2022 foi reaberta em outro local mais moderno e aconchegante), Natal, Recife, João Pessoa, Aracaju, São Luis, Maceió, Curitiba e Brasília.

“Como a nossa meta é expandir para todo o Brasil, começamos a focar em outras regiões. Hoje, temos unidades em Curitiba, inaugurada em 2019, e em Brasília, que surgiu em 2020. Outras cidades também estão em nosso radar, como Belo Horizonte, Vitória e Belém”, salienta José Bonacina. Hoje, a marca tem 10 unidades.

Além da excelência nos serviços e pratos servidos, as churrascarias SB se destacam pelo seu amplo espaço. Com capacidade para mais de 500 pessoas, o restaurante tem sido explorado não só nos horários de almoço e jantar, mas também para eventos de empresas e até mesmo festas de casamentos.

E todos esses diferenciais refletem positivamente na saúde financeira do Grupo. Em 2022, o faturamento foi na ordem de R$ 250 milhões e a expectativa para 2023 é crescer mais dois dígitos. “Temos muito claro que tudo que fazemos impacta diretamente na comunidade. Hoje, geramos mais de dois mil empregos diretos no Brasil e isso nos faz levantar todos os dias com mais entusiasmo, pois sabemos da nossa responsabilidade”, afirma José Bonacina, um dos sócios.

 

A experiência motiva a abertura de outros negócios

Apaixonados por carnes e determinados a levar o melhor da proteína para os mais variados modelos de negócios, os amigos abriram em 2008 o Rancho do Cupim, a segunda empresa a compor o Grupo SB.  O Rancho do Cupim é um restaurante com conceito acolhedor e com carnes servidas na chapa, buffet de saladas, pratos quentes e  pizza.

A primeira unidade foi em São José do Rio Preto, e hoje a marca tem mais duas lojas, em Lauro de Freitas (BA) e Salvador.

O conceito une os inúmeros sabores e combinações do churrasco gaúcho, associados ao clima de fazenda, em um ambiente com decoração rústica. A casa se especializou em técnicas que preparam esse corte com maestria, além de diferentes formas de assar, temperos especiais e variadas maneiras de fatiar, que dão ao paladar uma sensação única ao provar o cupim “Casqueirado”, que é um dos preferidos.

“É com esse mesmo conceito de carinho e qualidade que preparamos todas as outras carnes, pratos e porções que fazem parte do nosso cardápio. As especialidades da casa são as carnes (cupim, picanha, bife de chorizo, costela bovina, carré de carneiro, costela suína, codorna), mas também oferecemos opções de frutos do mar”, explica Rubi Bortoncello, outro sócio.

 

A marca vira franquia

De olho no potencial do mercado de franchising que cresce principalmente no setor de alimentação, o Grupo SB entrou para esse modelo de negócio em 2010, iniciando seu projeto de expansão com a marca Sal e Brasa Grill Express, a terceira do Grupo. O negócio foi totalmente pensado para o setor de food service, presentes nas praças de alimentação dos shopping centers. “O foco principal do Sal e Brasa Grill Express, é de uma “churrascaria pocket”, com grelhados empratados e com várias opções no buffet. Isso é um diferencial no nosso negócio, e  continua sendo até hoje”, explica o CEO da SB Franquias, Fernando Ribeiro.

A primeira unidade da Sal e Brasa Grill Express foi inaugurada em 2015, em Salvador. E depois de oito anos, a rede já conta com 45 unidades no Brasil. “Com a Sal e Brasa Grill Express conseguimos nos adequar à região em que a loja está para levar o conceito do nosso restaurante para todos os públicos, com um grelhado diferenciado, as carnes nobres e os acompanhamentos com a cara do Brasil”, explica Fernando.

Segundo o CEO, a franquia é um negócio muito atraente, porque é um modelo que já foi testado e está consolidado, e isso passa maior segurança para quem quer empreender.

A marca Sal e Brasa Grill Express faturou em 2022 mais de R$ 90 milhões, um crescimento de 6% na comparação com 2021. “Nosso negócio está bem representado e sólido no Nordeste, mas ainda há espaço para crescer de forma sustentável e rentável na região. Mas, nossos próximos passos é aumentar nossa representatividade no Sudeste”, finaliza Fernando Ribeiro.

Para os quatro amigos o sucesso do Grupo está no respeito pelo cliente, na busca constante pelo aprimoramento e cuidar, com todo carinho, dos colaboradores e parceiros, que estão no dia a dia das marcas e ajudam a contar a história da Sal e Brasa.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

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