#ÉFOCOÉNOTICIA

Curso gratuito propõe criação de roteiros em cemitérios no Recife

Iniciativa do Hub PE Criativo é realizado pelo Sesc Casa Amarela e está com inscrições abertas

Ressignificar espaços e entendimentos do que eles representam e gerar mais elementos para a economia criativa, valorizando, ainda, o valor do patrimônio material. São esses os propósitos do turismo cemiterial. Essa atividade, ainda incipiente no Brasil, será tema de formação oferecida pelo Sesc Casa Amarela. As inscrições para o Guia Afetivo Cemiterial estão abertas e são gratuitas.

 

A atividade integra o Hub PE Criativo, parceria do Sesc Pernambuco com o Sebrae para fortalecimento da cadeia produtiva e cultural do Estado. Ela vai acontecer entre os dias 10 e 14 de abril, e é voltada para estudantes, guias e profissionais de Turismo, interessados em estudos cemiteriais e patrimônio e estudantes das áreas de formação humana. São 20 vagas e a inscrição deve ser realizada na unidade, localizada na Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 4490, até preenchimento da turma.

 

“Entendemos que esse tipo de turismo é uma ferramenta de manutenção de identidades e desenvolvimento de resistências sociais. Queremos provocar os participantes a proporcionarem aos visitantes uma experiência para além de um turismo convencional”, comenta a doutoranda em Arqueologia, integrante do Coletivo Casa Amarela e membra de Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Pollyana Calado, que vai ministrar o Guia.

 

Serão 18h de imersão em atividades práticas e teóricas em aulas presenciais. Ao todo, os quatro dias de formação vão ter nove módulos de aprendizados: estudos da cultura material; gestão do patrimônio cultural; educação para o patrimônio cultural; turismo criativo; turismo de base comunitária; turismo cemiterial; estudos cemiteriais; cemitérios da Região Metropolitana do Recife; e cemitérios de Santo Amaro e de Casa Amarela.

 

Além dos estudos em sala, a turma fará visita técnica a esses dois cemitérios seculares. Nessa visita, vão aprender a observar os equipamentos sob uma nova ótica, considerando arquitetura, importância deles para o desenvolvimento do entorno, significado para a cultura local e estadual, além de aprender a georreferenciar fotos e fazer registros. Com esses embasamentos, os participantes vão criar, coletivamente e individualmente, roteiros criativos.

Serviço – Guia Cemiterial Afetivo

Data: 10 a 14 de abril

Inscrições: gratuitas até preenchimento das vagas

 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *