Para as crianças, férias escolares são sinônimo de diversão, de brincar com os amigos e de fazer passeios em família. No entanto, elas podem ser também uma excelente oportunidade para desenvolver novos hábitos nos pequenos, como a leitura, por exemplo. O exercício da leitura traz uma série de benefícios e estímulos cognitivos e criativos, responsáveis por expandir o vocabulário e desenvolver o senso crítico delas.
Na visão da gerente pedagógica do Colégio GGE, Anabelle Veloso, o hábito de ler é extremamente importante, “pois ensina as crianças a verem o mundo sob outras perspectivas e outras visões”. A gestora reforça ainda que o incentivo a esta prática tem que acontecer de forma natural, sem que haja a necessidade de se estabelecer um cronograma ou meta. “As férias precisam estar associadas à liberdade, e, com a leitura não é diferente”, disse.
Além das leituras em casa, a família pode estimular seus filhos a conhecerem locais cuja leitura é o foco, como livrarias, bibliotecas, clubinhos de leitura e locais mais aconchegantes. “Se não der para sair de casa, você pode criar um local convidativo e ler junto com a criança, propondo reflexões e brincadeiras”, sugeriu.
Anabelle diz ainda que o hábito da leitura nos pequenos é fruto do exemplo que eles veem em casa. “Se as famílias tiverem essa prática no cotidiano, a criança vai se sentir instigada a consumir mais literaturas”, afirmou.
A gestora do Colégio GGE falou ainda sobre quais livros são recomendados para cada faixa etária, explicando que os adultos podem e devem supervisionar o que eles leem, mas que também é importante dar às crianças o direito de escolha. “Isso vai dará voz a elas, gerando uma satisfação a mais pelo prazer da leitura, removendo a sensação de obrigação”, aconselhou.
PRÁTICA
No GGE, a sigla L.E.R. representa o Programa de Leitura, Escrita e Reescrita, que contempla uma série de iniciativas que buscam o desenvolvimento de competências e habilidades específicas de linguagens, estimulando, assim, um processo de leitura que prevê interação, informação e o estímulo ao desenvolvimento da escrita, que propõe, a cada fase, um aprimoramento textual, através de atividades de reescrita.
Para a Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, durante todo o ano letivo são realizadas trocas de livros entre os alunos, contações de histórias (momento de descontração onde os alunos passam a fazer parte da história) e vivências de livros (com discussão acerca do livro indicado). Todas as ações são planejadas de acordo com a faixa etária e com os temas abordados em sala de aula.
Por: Raquel Freitas