#ÉFOCOÉNOTICIA

*OPERAÇÃO CONJUNTA DA FORÇA TAREFA-SUSP/RN CAPTURA LIDER DE FACÇÃO CRIMINOSA EM PARNAMBUCO*

Foi preso na última sexta-feira (13/1), no bairro de Catuama, na cidade de Goiana/PE, um homem de 44 anos, apontado como líder e fundador da Facção Criminosa Sindicato do Crime, com atuação no Rio Grande do Norte. A detenção aconteceu durante ação conjunta da Força-Tarefa de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, com apoio do Serviço de Inteligência do NIAZM-2/3ªCIPM, policiais militares da Operação Malhas da Lei e da Polícia Federal/PE-(SIP-Setor de Inteligência Policial), que deram cumprimento a um mandado judicial de prisão expedido pela 1ª Vara Regional de Execução Penal do Tribunal de Justiça/RN. Após detido, o acusado foi conduzido inicialmente para a Delegacia de Polícia de Goiana/PE e, em seguida, transferido para a sede da PF em Natal/RN, onde se encontra sob custódia, à disposição da Justiça.

 

*BREVE HISTÓRICO DO PRESO*

 

*09-09-2011*

A Polícia Militar prendeu uma grande quadrilha composta de 10 (dez) pessoas no bairro Parnamirim/RN com carro roubado, armas, munições, coletes da PM e até uma dinamite – indicando a especialização da quadrilha em roubos de carros e explosão de caixas eletrônicos na Grande Natal, dentre eles estavam o suspeito.

Dez são presos suspeitos de roubos e explosões de caixas

 

*15/03/2015*

Ele foi apontado como um dos líderes de uma séria de rebeliões que atingiu o sistema prisional potiguar e acabou transferido para a Penitenciária Federal de Mossoró. Posteriormente, foi transferido para a Penitenciária Federal de Porto Velho, em Rondônia. Na época Alcaçuz abrigava presos de duas facções. O Sindicato do Crime/RN maior grupo criminoso do estado, ocupava três dos cinco pavilhões. O pavilhão 5 era destinado aos detentos do Primeiro Comando da Capital (PCC). E no 3 ficavam aqueles que não integram facções criminosas.

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2015/11/videos-e-fotos-mostram-destruicao-em-presidios-alvos-de-rebelioes-no-rn.html

 

*15-09-2016*

Foi presa numa casa na periferia de Porto Velho/R0, a esposa do preso. Sua esposa se dividia entre os estados do Rio Grande do Norte e Rondônia, onde encontrava-se custodiado seu marido. Flaviana, assim como outras mulheres de criminosos, faz parte de um grupo que ajuda os companheiros a manterem o esquema de tráfico de drogas em funcionamento. Muitos dos fundadores do Sindicato já atuavam em crimes como explosões a caixas eletrônicos e hoje tornaram-se financiadores das ações criminosas. Ela era um dos alvos da Operação Medellín, deflagrada em 06/09/2016 numa investigação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público e da Polícia Civil do RN que desarticular uma organização criminosa vinculada ao ‘Sindicato do Crime no RN’, que conseguiu construir um patrimônio de R$ 20 milhões com a prática de crimes como tráfico de drogas e explosão de caixas eletrônicos. pelo Ministério Público. Entre os detidos estavam dois advogados e três pessoas que já estão presas por outros crimes.

https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2016/09/suspeita-de-trafico-de-drogas-no-rn-e-presa-em-rondonia.html

 

*25-07-2022*

Foi presa mais uma advogada e três líderes da facção Sindicato do Crime do RN. Ela foi acusada de integrar a organização criminosa na função de “gravata”, uma espécie de “mensageira do crime, utilizando-se de prerrogativas da sua profissão, recebia e transmitia mensagens e ordens de líderes da facção custodiados no sistema prisional potiguar para faccionados que se encontram em liberdade. Entre as mensagens passadas estavam ordens de assassinatos, chamadas de “decreto”, e outras com vistas a manter a organização criminosa em funcionamento e a manutenção do poder das lideranças custodiadas. Sua importante função dentro da organização foi identificada a partir de conversas por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Já outras conversas tratam de pagamentos a advogados com alguns recebendo mensalmente, e outros por demanda executada. Os que têm compromisso fixo chegavam a receber até R$ 5 mil por mês.

MP/RN oferece denúncia contra advogada “mensageira do crime”

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *