ÉFOCOACONTECE

Judoca paralímpico Thiego Marques ministra palestra sobre obstinação e sucesso em evento da Estácio Recife

Medalhista brasileiro contará sua história e falará sobre os desafios superados em live que será transmitida no dia 10 de outubro. Transmissão será aberta ao público

O atleta Thiego Marques, um dos grandes nomes da nova geração do judô paralímpico do Brasil, vai ministrar uma palestra com o tema “Rompendo barreiras no judô: exemplo de obstinação e sucesso” no dia 10 de outubro, a partir das 19h, com transmissão online. O evento faz parte das atividades comemorativas ao Dia Nacional do Fisioterapeuta (comemorado em 13/10), promovidas pelo Centro Universitário Estácio Recife.

Durante o encontro virtual com estudantes, docentes e o público externo em geral, o judoca vai contar um pouco da sua trajetória de perseverança, disciplina e foco para romper barreiras e ter sucesso no esporte. O atleta é inspiração para milhares de pessoas com seus resultados obtidos no esporte.

Natural de Paraupebas, no Pará, Thiego, que tem tem baixa visão por conta do albinismo, começou a praticar o judô aos 12 anos para socializar e fazer amizades. Seu desempenho o levou a marcar presença constante nos pódios das competições internacionais desde as categorias de base. Em 2017, foi medalha de ouro no Parapan-Americano de Jovens. Foi bronze também nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e no American Championship, realizado em Montreal, no Canadá, no ano seguinte. Em 2021, foi um dos representantes do Brasil na modalidade nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Atualmente, Thiego Marques é estudante da Estácio, cursando a pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória. O atleta também faz parte do Programa Atleta Cidadão, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem como objetivo estimular o desenvolvimento pessoal e profissional do atleta paralímpico em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio de cursos, palestras, workshops, formação educacional, e orientação profissional.

Para participar do bate-papo virtual com o judoca, é preciso realizar a inscrição antecipadamente, por meio do link https://bit.ly/3EpafJe. As informações de acesso serão enviadas diretamente para os inscritos.

Estácio no Esporte 

Com mais 50 anos de tradição, a Estácio – uma das maiores e mais respeitadas instituições de ensino superior no Brasil – é a universidade que mais investe no esporte. Por acreditar que o Esporte envolve a construção de valores, incentivo à superação e à autonomia com ética, espírito coletivo e compromisso social e, por entender, que quando associado à educação, promove transformações duradouras, há mais de 10 anos, a Estácio vem formando campeões dentro e fora da sala de aula e promovendo eventos esportivos, projeto sociais e diversas ações alinhadas com a sua missão de “Educar para Transformar”.

Nas Olímpiadas e Paraolimpíadas de Tóquio, 10% dos esportistas brasileiros eram alunos da Estácio, como Fernando Scheffer, medalhista da natação, e Laura Pigosi, no Tênis. Outros grandes nomes do esporte como Sandra Pires – formada em Educação Física; Marcelinho Machado, formado em Marketing; Daniele Hypólito, aluna de Marketing; Laís Souza, aluna de História; entre outros destaques estudam ou estudaram na Estácio.

A Instituição, que também é signatária do Pacto pelo Esporte, tem parcerias com Confederações, Federações, Clubes e Institutos ligados ao esporte, como o Instituto Fernanda Keller, Instituto Guga Kuerten, Instituto Reação, Comitê Olímpico do Brasil, e Comitê Paralímpico Brasileiro. Todo o trabalho é realizado por meio do Instituto Yduqs, dando oportunidades para jovens em vulnerabilidade social a praticar esporte, estimulando uma melhora significativa nas condições de aprendizado, cidadania e formação de valores.

27.08.21 -Thiego Marques , Atleta da selecao brasileira de Judo enfrenta o japones Hirai takaaki na fase classificatória dos jogos Paralímpicos de Toquio no NIPPON BUDOKAN em Toquio
Foto: Takuma Matsushita/CPB.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *