As patologias pulmonares são responsáveis por um sexto de todas as mortes no mundo
25 de setembro é o Dia Mundial do Pulmão, uma oportunidade para reforçar a importância da saúde pulmonar. As patologias pulmonares são muitas, sendo responsáveis por um sexto de todas as mortes no mundo. “Podemos dizer, por exemplo, que a tuberculose mata cerca de 1,6 milhão de pessoas por ano, que asma afeta em torno de 14% de todas as crianças do planeta, o câncer de pulmão é um dos mais mortais e, ainda, podemos falar das doenças causadas pelo fumo, poluição do ar e das pneumonias que matam milhões de pessoas em várias faixas etárias”, destaca a pneumologista do Hospital Santa Joana Recife, Shyrlene Macedo.
Segundo a médica, a asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e as pneumonias são as doenças respiratórias mais comuns. “A asma é uma das doenças pulmonares mais prevalentes no nosso meio. Estima-se que 10% da população brasileira tenha asma. É mais comum em crianças, mas pode acometer em todas as faixas etárias”, afirma.
“Já a DPOC, é uma doença obstrutiva, antes chamada de enfisema e bronquite crônica. É causada, principalmente, pelo cigarro. Os principais sintomas são tosse recorrente e o desconforto respiratório. Os pacientes tabagistas devem ser acompanhados e estimulados a cessação tabágica para evitar o problema. Em torno de 3,8 milhões de brasileiros são portadores de DOPC”, alerta a pneumologista.
As pneumonias são infecções dos pulmões e podem ser caudadas por vírus, bactérias ou fungos. A doença é a responsável pelo maior número de morte entre as doenças infecciosas em todo mundo e atinge todas as faixas etárias, sendo mais preocupante nos extremos de idade.
“Os vírus atualmente de maior relevância são H1N1, H2N3 e Sars-Cov2, mas variam muito entre adultos e crianças. A doença, em geral, se manifesta com tosse, expectoração, febre, dor torácica e desconforto respiratório. As vacinas são grandes aliados na prevenção da patologia. Recomendar vacinação para Influenza, pneumococo e Covid 19 deve fazer parte da rotina de orientação dos pacientes em qualquer consulta ambulatorial”, complementa.
“É preciso ter em mente que atendimento médico no tempo certo e instituir terapia adequada é uma ferramenta fundamental para que as patologias respiratórias tenham sua mortalidade reduzida e o Dia Mundial do Pulmão é uma data para nos alertar e lembrar da importância da prevenção e controle dos fatores de risco na saúde de nossos pulmões”, finaliza a especialista.