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Ciência na infância: como a educação científica desenvolve o pensamento crítico das crianças

Trabalhar certos conceitos na Educação Infantil pode não parecer fácil. No entanto, utilizar a curiosidade, inerente às crianças, envolvendo-as em experiências reais nas quais elas se tornam protagonistas, pode desenvolver o pensamento crítico e o gosto por aprender coisas novas. Nesse sentido, a educação científica cumpre um importante papel no desenvolvimento intelectual dos pequenos, auxiliando na aprendizagem e colaborando na formação de futuros cidadãos questionadores.

Aprendizagem científica é tudo aquilo que envolve as particularidades da Ciência, como observar, questionar ou investigar. Na Educação Infantil, experimentar processos e envolver as crianças pequenas com atividades investigativas é uma necessidade permanente. É uma forma de enriquecer a experiência da criança, potencializar a atividade criadora e fazê-las se encantar com as descobertas. Nesse intuito, todas as matérias podem ser envolvidas, pois, na verdade, quando se pensa em um currículo em espiral, todos os conteúdos podem e devem passar por todas as disciplinas”, afirmou a coordenadora pedagógica de Educação Infantil do Colégio GGE, Ana Paula Calado.

Ela pontua que as escolas podem trabalhar o conhecimento científico a partir de tudo o que envolva a observação, o contato, a experimentação de algo relevante e pertinente para a criança. “É importante inserir atividades que despertem a curiosidade nelas. O processo de aprendizagem científica diz respeito, principalmente, ao desejo de resolver alguma situação justamente através da curiosidade”, explica.

Segundo Ana Paula, um exemplo de um estudo da ciência que pode ser feito em toda escola é a observação de fenômenos da natureza. “As crianças precisam colocar a mão na massa, ou seja, experimentar, refletir. Se apareceu um arco-íris no céu, vamos questionar o que aconteceu. Fazê-las observar, por exemplo, como acontece o plantio de uma árvore. Além de instigar a curiosidade e o pensamento crítico, muitas vezes, elas ainda estarão vivenciando conteúdos que foram trabalhados em sala de aula”.

Para a profissional de educação, além de ajudar a criança durante a infância, o estudo das ciências colabora para a formação do estudante como futuro cidadão ou cidadã. “As crianças que passam por uma educação científica, futuramente, se transformarão em adultos questionadores, que não somente aceitam as verdades já tidas como cristalizadas, mas que conseguem construir suas próprias verdades. Eles se tornam protagonistas do mundo e estão mais preparados para a vida, participando de forma ativa da sociedade”, avalia.

Por: Isabela Alves

Foto: Divulgação

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A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

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