A volta às aulas é um momento esperado pelas crianças e adolescentes que já estão acostumados com o ambiente escolar. No entanto, para quem vivencia pela primeira vez, como no caso dos alunos da educação infantil, se faz necessário que os responsáveis tenham uma atenção especial para evitar que o momento se torne uma lembrança desagradável.
Normalmente, os primeiros dias de aula são marcados pelo medo e ansiedade que os adultos têm da não adaptação dos pequenos. Trata-se de uma grande etapa que demanda cuidados especiais por parte das escolas e familiares.
Telma Avelino, psicóloga do Colégio Motivo, unidade Boa Viagem, explica que antes de iniciar o ano letivo, os responsáveis devem se informar sobre o método pedagógico e infraestrutura fornecida pela instituição escolhida, de modo que possam tranquilizá-los e iniciar o vínculo de confiança.
“O ambiente estrutural precisa ser adequado para cada faixa etária na educação infantil. São fundamentais os espaços onde a criança possa desenvolver e estimular habilidades sociais, motoras e cognitivas. Outro ponto muito importante na escolha do colégio é levá-la para a conhecer o espaço, proporcionando um momento de convivência, onde ela se perceba e possa ser protagonista deste momento”, explica.
Comunicação positiva
A psicóloga reforça ainda a necessidade de falar com a criança, de um modo que ela possa compreender, sobre o início do ano letivo. É preciso estabelecer uma comunicação de forma prazerosa, com lembranças afetivas, leves e felizes.
“É muito importante, dias antes de iniciar as aulas, conversar sobre o colégio, falando o nome da professora, das auxiliares da sala e da própria instituição. Assim a criança vai internalizando e esse processo no dia é minimizado”, conta Telma.
Primeiros dias de aula
Nos primeiros dias, a psicóloga orienta não levar a criança no braço, estimulando-a a ir caminhando e segurando sua mão, de modo que o desapego seja menos doloroso. Além disso, a participação dos responsáveis no acompanhamento das atividades, sempre de modo positivo, é essencial para incentivar o aluno a criar vínculos com aquele ambiente.
“Na dinâmica dos primeiros dias é importante estar atento ao que a professora sugere nas atividades propostas, estimulando e auxiliando a criança a fazer a atividade. Repetir o nome da professora é uma estratégia para que o pequeno possa estabelecer confiança naquele profissional e sinta-se seguro em permanecer sem a presença de seus familiares”.
Dicas para os pais de primeira viagem
Por fim, Telma traz as seguintes dicas para quem está vivenciando esse momento pela primeira vez:
-
Confie nas orientações sugeridas pelos profissionais do colégio
-
Envolva a criança nos preparativos como a farda, arrumar bolsa, separação do lanche
-
Demonstre interesse e tenha paciência para as mudanças de comportamento da criança
Motivo Acolhe
Fabiane Lyra, coordenadora da educação infantil do Motivo, unidade Boa Viagem, explica sobre o método pedagógico adotado pela instituição que objetiva criar vínculos com familiares e alunos nesse período de adaptação.
“O Motivo Acolhe é uma ação pensada e cuidadosamente planejada para construir vínculos afetivos com os novos colegas e com os adultos, como também para se apropriar dos espaços, despertando o sentimento de pertencimento. Já nos primeiros dias de aula, todos que fazem o Colégio Motivo, recepcionam de forma calorosa e acolhedora, os alunos novos e os que já eram da casa, com muita alegria e atividades específicas proporcionando a integração entre as crianças”, diz a profissional.
Desse modo, a união entre um ambiente pedagógico preparado para os pequenos e a segurança dos responsáveis, deverão colaborar para a construção de uma nova fase inesquecível na vida de todos.
Fonte: Brava Comunicação
Foto: Divulgação