#EFOCONAECONOMIA

Alta na geração de empregos em PE faz empresas investirem cada vez mais em tecnologias de RH

Pernambuco comemorou o saldo positivo na geração de empregos em 2021, de acordo com o relatório do Caged, divulgado no último dia 31 de janeiro. Para que o estado consiga se manter no mesmo patamar, considerando o cenário pandêmico, inflação, economia instável, entre outros fatores, as empresas precisam estar atentas às contratações assertivas de profissionais. O grande desafio das organizações será identificar as competências que garantirão bons resultados.

Em um cenário competitivo e com foco na agilidade, competências comportamentais (as chamadas Soft Skill’s) dos profissionais, precisam estar diretamente alinhadas aos projetos, objetivos, expectativas e principalmente à cultura da organização. Neste contexto, as ferramentas tecnológicas para Atração e Seleção de profissionais entraram de forma efetiva para as estratégias do RH. A união de ciência comportamental e tecnologias de Big Data, por meio de Inteligência Artificial com foco em performance dos profissionais, proporciona ao negócio dados estratégicos para tomadas de decisões, maior usabilidade e precisão para uma entrega mais ágil, completa e robusta, saindo do campo da subjetividade e criando um cenário com indicadores preditivos sobre profissionais, cultura e gestão.

O processo seletivo preditivo é realizado com o uso de tecnologia, e é uma metodologia que permite uma consistente análise de personalidade e comportamentos, habilidades cognitivas e tomada de decisão, além de motivações e engajamento com foco no campo profissional. Entender estas habilidades permite antecipar a compreensão sobre a capacidade do profissional para se integrar em um trabalho, uma equipe e uma empresa. Isso ajuda a prever o tipo de tarefas a confiar a esta pessoa, como garantir a sua integração e o estilo de gestão esperado.

Para Fabiana Krauss, Gerente Comercial do Grupo Selpe – Consultoria em RH e HR Tech -, “a Metodologia Preditiva é uma poderosa ferramenta para as organizações focadas na assertividade e agilidade. Predizer o sucesso do profissional em um determinado cargo, através da tecnologia, minimiza erros de contratação. Além disso, possibilita ao RH realizar projetos de Desenvolvimento de Colaboradores, Carreira e Sucessão de forma mais direcionada, otimizando também recursos financeiros destinados a este tema.”

No mercado de trabalho, profissionais da área de Recursos Humanos observam que muitas pessoas abandonam seus cargos por não estarem alinhados com a cultura organizacional, objetivos da empresa ou com as próprias atribuições relacionadas a sua função na organização. Para o negócio, isso significa prejuízos relacionados a recursos financeiros e tempo de treinamento de novos colaboradores. O recrutamento preditivo leva em conta a motivação, as habilidades cognitivas, perfil comportamental e o fit cultural (capacidade de uma pessoa se adaptar a cultura, valores e propósito das empresas). Por isso, é um processo que auxilia diretamente na retenção de talentos, aumento da produtividade e redução do turnover.

Além de predizer o sucesso do candidato a um determinado cargo e cultura organizacional, é possível predizer também o grau de aderência de um candidato ao seu futuro gestor. A tecnologia do modelo preditivo é capaz de trazer informações de compatibilidade de estilo de trabalho, entre candidatos, colaboradores e seu futuro gestor. “Considero esta a grande inovação promovida pela tecnologia do modelo preditivo. Grande parte das demissões tem como causa incompatibilidade entre líder e liderado. A Predição permite conhecer, previamente, os pontos de atenção e desenvolvimento nesta relação de liderança”, acrescenta Fabiana.

O recrutamento preditivo gera muitos impactos positivos para as empresas como automatização de processos, já que o recrutamento preditivo está associado ao uso da tecnologia no RH e à análise de dados; melhora do clima organizacional; redução das taxas de turnover; aumento da produtividade; e um RH mais estratégico focado em resultados.

As tecnologias estão cada vez mais presentes nas empresas, e para o RH, é uma importante aliada na potencialização da gestão de pessoas e resultados.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *