#ÉFOCOÉNOTICIA

Tartarugas marinhas iniciam período de desova no litoral do Cabo

Nessa quarta-feira (12), foi registrada a primeira desova de tartaruga marinha no litoral cabense em 2022. Os eventos de posturas estão sendo acompanhados pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente. O ninho, localizado na praia de Enseadas dos Corais, foi identificado e isolado, visando a proteção dos ovos ao longo do seu período de incubação até o nascimento dos filhotes.

Esses animais marinhos costumam realizar suas desovas ao anoitecer, quando a areia se encontra fria. Seus ninhos são preparados por suas nadadeiras e acolhem cerca de 120 ovos, que têm um período de incubação entre 45 e 60 dias. Após isto, os filhotes rompem os ovos e seguem até o mar.

No litoral da cabense já foram registradas as aparições das espécies tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde e tartaruga-de-pente. Em 2019, 493 filhotes nasceram nas praias do Cabo. Estima-se que apenas de uma a duas tartarugas a cada 1.000 nascidas conseguem atingir a idade adulta, por conta disso o cuidado especial com essas espécies é de fundamental importância para a sua sobrevivência, uma vez que as cinco espécies encontradas no Brasil já estão ameaçadas de extinção.

Secretaria de Comunicação Social do Cabo de Santo Agostinho

Foto: Divulgação

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *