Uma parceria da Bioxxi, empresa líder no setor de esterilização de produtos para a saúde na América Latina, com a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) vai ajudar na formação de estudantes de Farmácia no Recife. Por meio do programa de estágio obrigatório da instituição de ensino, a Bioxxi vai receber e ser preceptora de dois alunos do curso a cada semestre. Os primeiros orientados dão início às atividades acadêmicas nessa quinta-feira (6) na primeira planta da empresa no Nordeste, localizada no Bongi, Zona Oeste da capital pernambucana.
Os alunos selecionados pela FPS são encaminhados para o campo de atividade prática, onde terão acompanhamento da responsável técnica e analista da qualidade da Bioxxi. Com esse convênio, eles terão a oportunidade de, na prática, se apropriar de todo o conteúdo adquirido em sala de aula no que tange ao controle e garantia da qualidade de uma indústria. Para além do estágio, todas as turmas de primeiro período farão uma visita à fábrica para conhecer as instalações e os serviços de reprocessamento de materiais de saúde, esterilização industrial e gestão de CME oferecidos pela Bioxxi.
Diretora comercial da empresa no Nordeste, Clarice Ludmer comemora a sinergia entre os dois grupos. “Para a Bioxxi, é uma oportunidade de desenvolver profissionais com uma instituição de ensino de alto nível, que resultará no futuro, a possibilidade de contratação de pessoas com conhecimento técnico na nossa área e contribuir para a sociedade pernambucana”, afirma.
A coordenadora do curso de Farmácia da FPS, Flávia Morais, também celebra o início dos estágios que foram viabilizados graças à parceria. “Na Bioxxi, o nosso estudante de Farmácia tem a oportunidade de acompanhar todo o processo inovador para se ter garantida a segurança do paciente contra infecção em hospitais e clínicas especializadas. O estudante acompanha todos os passos de uma CME de excelência, vivenciando desde a entrada de material e controle em processos até as boas práticas, além de toda a parte regulatória”, cita.
O convênio foi firmado em novembro, mês que foi marcado pelo começo do funcionamento da planta no Recife. Em pouco mais de dois meses, a Bioxxi já opera 24 horas por dia, sete dias na semana, e atende mais de 15 hospitais privados em Pernambuco.
Ludmer revela ainda que as expectativas do setor são positivas para o ano de 2022. “A gente espera um crescimento ainda maior devido à alta de cirurgias prevista e a tendência das empresas na área de saúde de buscar segurança e tecnologia em suas atividades”, diz.
Fonte: Duxi Comunicação
Foto: Divulgação