De acordo com o balanço operacional das concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros, entre a quinta-feira (23/12) e este domingo (02/01) cerca de 275 mil veículos trafegaram pelo Complexo Viário de Suape e pelo Sistema Viário do Paiva, principais vias de acesso a destinos movimentados durante o feriado de final de ano, como Gaibu, Calhetas, Muro Alto, Porto de Galinhas, Serrambi e Tamandaré.
Nestes 11 dias de operação especial, os Serviços de Auxílio ao Usuário (SAU) das duas concessionárias realizaram um total de 676 atendimentos, como apoio mecânico, troca de pneus, atendimento clínico e retiradas de objetos das pistas. Deste total de atendimentos, 71 foram relativos à remoção de veículos da pista com apoio dos guinchos das concessionárias. O apoio mecânico das rodovias foi acionado 123 vezes.
Visando promover a segurança viária, as equipes de inspeção realizaram 263 rondas nas pistas e, nessas operações, recolheram 168 objetos lançados nas estradas e realizaram 44 trocas de pneus.
Durante o período foram registrados três acidentes sem vítimas na PE-009, sob gestão da Rota do Atlântico. Dois deles aconteceram no dia 23 de dezembro, sendo uma colisão lateral no km 44, sentido norte, na Curva do Boi. O outro incidente foi ocasionado por uma carreta que ficou atravessada no viaduto localizado no km 35,6 da via. No dia 26 um veículo colidiu na new jersey (barreira de proteção) do viaduto (km 35,2) próximo à praça P2 no sentido sul.
Durante o período, a equipe de resgate da Rota do Atlântico foi acionada quatro vezes, para realizar atendimento em condutores que apresentaram alguma indisposição durante o trajeto. “Picos de pressão, dores musculares ou até princípios de infarto são fatores de risco para a segurança viária. Por isso orientamos para que em caso de qualquer mal estar o condutor pare o veículo no acostamento e acione nossa ambulância”, explica o coordenador de tráfego da Concessionária, Romulo Cordeiro.
Os serviços de emergência das concessionárias podem ser acionados 24 horas pelos telefones gratuitos 0800.031.0009 (Rota do Atlântico) e 0800.281.0281 (Rota dos Coqueiros). A estrutura envolve ambulâncias para primeiros socorros, guinchos para veículos leves e pesados, viaturas de inspeção de tráfego, carro-pipa e veículo para recolhimento de animais.
NOVAS TARIFAS
No último dia 29 de dezembro a Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) autorizou o reajuste inflacionário anual da tarifa de pedágio da Concessionária Rota do Atlântico (CRA). A partir da 0h desta terça-feira (4) passa a vigorar o valor de R$ 9,60, que representa o arredondamento da variação de IPCA (Índice de Preço ao Consumidor) dos últimos 12 meses, correspondente a um percentual de 10,35% . Até o dia 3 de janeiro, a tarifa básica é R$ 8,70.
Fonte: Lam Comunicação
Foto: Divulgação