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Fonoaudióloga desmistifica o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Em tempos de retorno às aulas presenciais e a pouco tempo para a conclusão do ano letivo, a fonoaudióloga comportamental Bethânia Mendes chama a atenção para o diagnóstico e tratamento precoce do TDAH logo na infância, o que possibilita uma melhor qualidade de vida à criança e facilita o progresso na vida escolar dos alunos. Segundo a especialista, a tendência é que, com os anos, os sintomas de hiperatividade diminuam, mas caso não receba o tratamento adequado, o indivíduo pode ter prejuízos como adulto na vida laboral e afetiva. Sinais de desatenção, inquietude e impulsividade devem ser observados. Esses são alguns indícios que podem apontar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento de base genética. Isso quer dizer que se trata de uma condição neurobiológica hereditária e é classificada em casos leves, moderados e severos, podendo ser do tipo predominantemente desatento ou hiperativo, misto ou combinado. De acordo com Bethânia Mendes, cerca de 80% das pessoas com autismo apresentam TDAH como comorbidade, também conhecido como um “transtorno de desempenho.” A especialista explica que apesar da maioria das pessoas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade apresentarem a inteligência preservada, uma característica é que a performance seja aquém do esperado. “Isso acontece porque o TDAH acomete o lobo frontal responsável pelo controle do impulso, ideação, planejamento e execução”, explica Mendes. “Essa tendência à procrastinação faz com que muitas vezes os pacientes percam os prazos”, completa.

A fonoaudióloga ainda destaca: “As pesquisas apontam que, em torno de 70% das pessoas com TDAH tem outro transtorno associado e, cerca de 30% terão até três outros diagnósticos associados”, afirma. “A incidência de coexistência de comorbidade é altíssima, acomete sete a cada dez pessoas”, continua. Devido a isso é preciso investir não só em tratamento médico, mas também em uma equipe multidisciplinar para trabalhar as áreas com prejuízos como fonoaudiólogo, psicólogo e terapeutas ocupacionais, em alguns casos. “Tudo isso pode impactar no processo de aprendizagem, mas com acompanhamento adequado, a criança e os familiares podem fazer parte dessa rede de apoio desmistificando o diagnóstico e levando informação às outras pessoas que convivem com o indivíduo”, conclui.

Maria Bethânia Mendes é especialista em desenvolvimento infantil e autismo em diferentes estágios. Formada em fonoaudiologia pela UNICAP, Bethânia Mendes possui especialização em Saúde Mental e Transtorno do Espectro Autista. Acumula 22 anos de experiência profissional e dentre as muitas especializações destacam-se os Aprimoramentos realizados em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Além do desempenho em consultório particular, trabalhou também por dez anos no Sistema Único de Saúde (SUS), contratada do IMIP, atuando em postos de saúde nas comunidades como generalista e especialista do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF) do Distrito Sanitário I em Recife (PE).

SERVIÇO:

Consultório de Fonoaudiologia de Bethânia Mendes

Endereço: Rio Mar Trade Center (Av. República do Líbano, 251 – Pina / Recife)

Torre C sala 812

Telefone para contato: (81) 99128-7490

E-mail: mbmfono@gmail.com

Instagram: @bethaniamendes_fono

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Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

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