#ÉFOCOÉNOTICIA

Câncer de Boca é tema de campanha de prevenção

A primeira semana de novembro é voltada para a Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca, doença que afeta lábios, gengivas, bochechas, céu da boca, língua e parte de baixo da língua. Sabendo da importância do tema, o Centro Universitário UniFBV Wyden promove o I Simpósio de Câncer de Boca UniFBV, na próxima quarta-feira, dia 3. O evento, que começa às 8h, tem previsão de 4h de duração, tendo, ao todo, 5 apresentações de 30 minutos cada.

Na programação, estão alguns temas relevantes, entre eles: “Oncogênese do câncer de boca”, com a professora, Dra. Jurema Freire Lisboa de Castro (professora titular de Patologia Oral – UFPE);  “Diagnóstico de câncer de boca: das lesões potencialmente malignas ao câncer”, com a professora, Dra. Jerlucia Cavalcanti das Neves Melo (cirurgiã-dentista, especialista em Estomatologia, mestre em Patologia e Doutora em Odontologia); “Tratamento do câncer de boca” com o Dr. Luiz Mário Calheiros (médico do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HCP e membro da sociedade brasileira de cirurgia de cabeça e pescoço); “Atuação do Cirurgião dentista na equipe multidisciplinar de tratamento de câncer de boca”, com a professora, Raylane Albuquerque, do Hospital de Câncer de Pernambuco – HCP, e “Rede de atenção ao Câncer de Boca no estado de Pernambuco”, com o professor Dr. Paulo César, coordenador de Saúde Bucal do Estado de Pernambuco. Após as contribuições dos convidados, será formada uma mesa redonda para discussões com os alunos.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, a cada ano do triênio 2020-2022, mais de 15 mil pessoas serão diagnosticadas com esse tipo de câncer, sendo aproximadamente 11 mil homens e 4 mil mulheres.

Segundo a coordenadora do curso de Odontologia da UniFBV, Jerlucia Cavalcanti, alguns fatores como o tabagismo, o etilismo e a exposição ao sol sem proteção, aumentam as chances do desenvolvimento do câncer de boca ou de lábio, como no último exemplo. Quanto aos principais sinais que levantam um alerta, a coordenadora sinaliza que os pacientes de pele clara precisam ficar atentos aos lábios, sobretudo os lábios inferiores, observando os ressecamentos e rachaduras causadas pelo sol. “Inicialmente o câncer de boca pode surgir como uma mancha branca ou vermelha na boca, indolor, que pode ser um pouco elevada em relação à mucosa, o que chamamos de placa, ou até pode surgir como uma pequena úlcera, semelhante a uma afta, mas que não cicatriza”, explica.

Caso haja o aparecimento de alguns desses sintomas, ela indica a avaliação de um cirurgião-dentista para avaliar a lesão. O câncer de boca descoberto precocemente tem cura em praticamente 100% dos casos.

Para acesso ao evento os inscritos deverão comparecer ao local levando um item de higiene pessoal para doação. Para se inscrever, basta acessa o link: https://www.sympla.com.br/i-simposio-de-cancer-de-boca—unifbv__1395430.

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *