Cerca de 6 mil crianças, jovens e adultos já viveram as experiências do programa de arte e educação do Instituto
Com base na arte, educação e empregabilidade, o Instituto Peró Arte e Cidadania, instituição mantida pelos empreendedores do Shopping Guararapes, completa neste mês de agosto 17 anos, transformando a vida de famílias em vulnerabilidade social no município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Mais de 6 mil pessoas já foram atendidas pelo instituto.
Usando a arte e a profissionalização como caminhos de incentivo à educação, cidadania e protagonismo, o Instituto tem entre as principais atividades o acesso à leitura para crianças, jovens e adultos, por meio de ações na sua Biblioteca e em espaços públicos como praças, paradas de ônibus e escolas; aulas de dança, música, cidadania e educação ambiental, além de projetos de formação profissional. Atualmente, 97 crianças e adolescentes participam do Programa Arte e Educação, que abrange a maioria dessas atividades.
O Instituto faz parte das iniciativas socioambientais do Shopping Guararapes que ganhou por dois anos o prêmio Newton Rique de Sustentabilidade, concedido pela Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce. O Guararapes foi o primeiro shopping em Pernambuco a manter um instituto sem fins lucrativos, que o criou com o propósito de realizar trabalhos voltados para a transformação social da população do município. Além disso, oferece oportunidades para jovens na inserção para o mercado de trabalho, com a contratação de jovens aprendizes, estagiários e emprego formal. O Shopping também contribui com as ações de empreendedorismo, apoiando o grupo produtivo de artesãs, o SOLARTE (Projeto criado e assistido pelo Instituto Peró), composto por mães de alunos e ex-alunos, disponibilizando espaço no mall para venda dos seus produtos e contratação de seus serviços.
O Instituto na Pandemia
Durante o auge da pandemia de Covid-19, que perdurou por todo o ano de 2020 e se mantém até o momento, o Instituto Peró não interrompeu suas atividades. Adaptou a forma de conduzi-las de maneira que os jovens e as crianças não perdessem o interesse pela educação e pela arte. As atividades foram realizadas de forma remota, mantendo assim a maior parte delas.
“Com a pandemia e a importância do distanciamento social, as atividades tiveram que passar de presenciais para remotas. Para que pudéssemos atender todos os nossos alunos, foi preciso entender o contexto de cada família e prestar o melhor atendimento para aqueles que tinham dificuldades no acesso à internet. A equipe precisou se desafiar e se adaptar às mudanças, se reinventando dia a dia e fazendo dos encontros um momento descontraído e de muito aprendizado”, disse a coordenadora do Instituto, Flávia Souza.
Para apoio às famílias que se encontravam em vulnerabilidade causada pela crise econômica e sanitária, foram realizadas campanhas para distribuição de cestas básicas, sendo entregues de abril a dezembro de 2020, 574 cestas, totalizando 214 famílias assistidas. Além das cestas, uma parceria entre a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias e o Itaú Social, por meio do projeto Releitura, possibilitou a distribuição de cartões alimentação Sodexo no valor de R$ 147,50 mensal, para 146 famílias nos meses de junho a agosto, para ajudar nas necessidades básicas de alimento, higiene e limpeza. Atualmente, as famílias cadastradas na instituição vêm recebendo as cestas básicas através das parcerias.