Direto de Brasília-DF
Episódio de hoje: Do “Big Bang” ao primeiro apocalipse.
Estamos nos aproximando da era em que o ser humano nascerá no planeta. Chegamos agora a 300 milhões de anos, época em que pântanos e plantas já tomam conta da superfície terrestre.
Passam-se mais 50 milhões de anos em que relva e vida animal se multiplicam. Porém, aos 250 milhões de anos antes de nós ocorre o primeiro APOCALIPSE, quando lavas vulcânicas em quantidades inimagináveis fluem matando a atmosfera, asfixiando-a por dióxido de carbono.
Nesse período, 70% da abundante vida do período cambriano morreu asfixiada como se o universo colocasse as mãos em seu pescoço e lhes estrangulasse. Isto ocorre e seguirá ocorrendo porque a natureza não tem sentimentos. Ela segue seu curso agindo ou reagindo. Um trovão não pede licença aos tímpanos de ninguém, nem um raio pede permissão para cair na cabeça de alguém, assim como um ‘tsunami’ devasta cidades sem aviso.
Foi neste período de 250 milhões de anos que ocorreu a morte em massa chamada EXTINÇÃO DO PERMIANO. Em verdade ocorrerão cinco dessas extinções que colocarão a vida em prova para ver que espécie é mais adaptável e sobreviverá às grandes catástrofes.
Essas extinções são vistas por cientistas como uma remodelação natural em que algumas espécies são extintas e outras conseguem dar o salto evolutivo por meio da adaptação.
Todo espaço de poder tende a ser preenchido. É por isto que para espécies que desaparecem outras surgem para ocupar seu lugar.
Com a extinção do período Permiano, 70% da vida pereceu. Neste mês de agosto de 2021 a ONU divulga que houve um aquecimento de 1,5 °C a 2 °C e que estes números serão ultrapassados ainda neste século, se não houver forte e profunda redução nas emissões de CO² e outros gases de efeito estufa.
O fato é que o tempo não usa calendário nem tem pressa. É a cada 1 grau que o somatório deságua ao longo de milhares ou milhões de anos, em uma nova extinção.
Da mesma forma ocorre com a corrupção. É de pessoa em pessoa que ela se espalha. Quando essas pessoas do povo chegam a cargos, empregos, funções e mandatos no setor público e furam filas de vacinas, desviam dinheiro público de compra de respiradouros, o somatório faz com que tenhamos uma sociedade tolerante com a corrupção e um Estado em que prevalece a impunidade.
Na semana de 14 de julho de 2021 o portal G1 divulgou que “Subiu para 160 o número de pessoas investigadas pela Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania por furarem ou fraudarem a vacinação contra a Covid-19 no estado de São Paulo”. O que esperar de um povo que não se permite educar eticamente?
A corrupção na pandemia atinge níveis que demonstram nosso alto grau de indiferença para com o próximo, inclusive com inúmeras denúncias de desvio de dinheiro público na compra de lotes de vacinas. Desde que o Brasil foi descoberto, em 22 de abril de 1500 que se povo espera pelo dia em que se tornará desenvolvido. Você pensa que sem nos permitir educar isto ocorrerá?
Seguiremos evoluindo biologicamente na luta pela sobrevivência. A questão é: nosso espírito ético segue na mesma direção?
Quarta-feira, o próximo episódio.
Atendendo a pedidos aos sábados publicarei o episódio traduzido ao inglês.
Se você quer entender o que é a corrupção com dinheiro público, as causas, consequências, se deseja aprender a traçar o perfil dos aliados da corrupção e saber quais são as ferramentas para combatê-la, adquira a primeira e única enciclopédia “COLEÇÃO CORRUPÇÃO NO MUNDO”.
OBRIGADO A TODOS QUE ADQUIREM A “COLEÇÃO CORRUPÇÃO NO MUNDO” e a pedidos estamos prorrogando a promoção até o dia 27 de agosto/2021. São cinco livros de R$ 150,00 por R$125,00.
Disponível em português, na plataforma virtual www.paralelo43.com.br (entrega com frete grátis para todo o Brasil). Contrate meus cursos e palestras disponíveis na plataforma!
Disponível em inglês na plataforma www.judivanvieirabooks.com
Assista o ‘Booktrailer’ da Coleção Corrupção no Mundo e inscreva-se em meu canal “ESCRITOR JUDIVAN VIEIRA”, no Youtube: