GABINETE DE IMPRENSA
A Prefeitura do Recife, por meio das suas secretarias, promove mostras e atividades em espaços como o Museu da Cidade do Recife, o Paço do Frevo e a Galeria Janete Costa. Também vai ter ciclofaixa, passeio do Olha! Recife e ações de arte-educação voltadas para questões ambientais
Neste final de semana prologando, os recifenses e todos os que visitarem a capital pernambucana vão contar com uma programação intensa e gratuita promovida pela Prefeitura do Recife. Há exposições e atividades em museus, ciclofaixa para quem curte pedalar, passeio no Bairro do Recife e ações de arte-educação no Econúcleo da Jaqueira e no Jardim Botânico do Recife.
No Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, gente de toda idade está convidada a conferir a exposição Cinco Pontas, que está em cartaz apresentando gravuras originais do período holandês, desenhos de Frans Post, mapas históricos, fotografias, textos, achados arqueológicos feitos no interior do prédio (balas, cachimbos, conchas) e objetos de demolição da Igreja dos Martírios. A exposição, que reforça a candidatura do museu a patrimônio da Unesco, conta ainda com animações e vídeo-aulas. O museu abrirá normalmente no feriadão, funcionando de sexta a domingo, das 9h às 17h. No sábado, o público pode participar da atividade O Forte e o Tempo, partilhando o desafio de construir o seu próprio forte. A entrada é gratuita e para mais informações: 3355-9540.
O Paço do Frevo, espaço dedicado à valorização do ritmo pernambucano, também abrirá normalmente, de sexta a domingo. No sábado (8) e domingo (9), o equipamento convida os recifenses a caírem no passo. Das 14h às 17h, o espaço oferece uma vivência de frevo, que os visitantes podem fazer após o passeio pelo museu. Informações: 3355-9500.
A Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, Zona Sul do Recife, estará fechada na sexta-feira e no sábado, mas abrirá normalmente no domingo das 15h às 19h. Os visitantes poderão curtir a exposição gratuita Danger, do artista visual francês Serge Huot. A mostra apresenta um conjunto de obras que relaciona a prática do surf com questões ambientais, para as quais a humanidade precisa olhar urgentemente. Para saber mais: 3355-9825.
Os demais museus geridos pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura da cidade e da Fundação de Cultura Cidade do Recife – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e Museu Murillo La Greca – estarão fechados no feriado e no final de semana porque estão preparando os seus espaços para novas exposições.
Quem preferir atividades ao ar livre, na sexta-feira e no domingo, os 36,5 km de Ciclofaixa de Turismo e Lazer estarão à disposição de todos, passando por 30 bairros. Nos mesmos dias, o Segundo Jardim de Boa Viagem estará preparado para receber o projeto Lazer na Rua, que garante espaço para a prática de atividades esportivas e de lazer ao ar livre, com segurança, às margens da Orla de Boa Viagem. Os Parques Santana e Macaxeira estarão abertos normalmente neste feriadão.
O Parque Dona Lindu e o Sítio Trindade também são opções gratuitas de lazer para toda a família, com direito a brincadeiras e muita história. Enquanto um foi projetado pelo icônico arquiteto Oscar Niemeyer, o outro foi um importante foco de resistência conta a invasão holandesa.
Já para aproveitar a folga com conhecimento histórico sobre a cidade uma opção é participar do Olha! Recife. O projeto de sensibilização turística da PCR oferecerá um passeio no próximo domingo (9) com o roteiro Caminho de Pedra. Com acompanhamento de um guia de turismo, o tour tem saída às 9h, da Praça do Arsenal, e é gratuito. Mais informações pelo site www.olharecife.com.br.