#ÉFOCOÉNOTICIA

ÍNDICE DA INTENÇÃO DE CONSUMO DAS FAMÍLIAS PERNAMBUCANAS REGISTRA SEGUNDA QUEDA NO ANO CONSECUTIVA EM 2021

O índice de Intenção de Consumo das Famílias pernambucanas (ICF-PE) registrou retração de 3,3% em maio na comparação com o mês de abril, caindo de 69,7 para 67,4 pontos. Essa é a segunda queda consecutiva do índice em 2021, após ter registrado crescimento nos meses de novembro de 2020 a março deste ano. Em maio do ano passado, o ICF alcançou 71,6 pontos. Portanto, na comparação anual, o índice apresentou queda de 5,9% em maio de 2021.

O ICF é um indicador com o objetivo de antecipar a tendência de evolução das vendas no comércio, a partir da investigação de aspectos que influenciam o comportamento do consumidor, como emprego, renda e capacidade de consumo. O índice é apresentado na escala de 0 a 200 pontos, sendo que níveis abaixo de 100 pontos significam insatisfação e acima de 100 pontos expressam satisfação. Para mensurar esses níveis, a pesquisa investiga a situação atual do consumidor com relação a um ano atrás, bem como as suas perspectivas para os próximos seis meses.

O resultado do ICF-PE em maio, portanto, indica que o consumidor pernambucano está mais insatisfeito, tanto em relação a maio de 2020 quanto em relação aos meses de março e abril de 2021. Em Pernambuco, esse resultado seguiu a tendência do Brasil, cujo índice também registrou queda em abril e maio, fincando no mesmo patamar observado no estado. Nesse sentido, é importante observar com atenção a dinâmica do comércio estadual nesse segundo trimestre, pois retrações no ICF sugerem redução do ímpeto de compras.

Brasil e Pernambuco: Índice de Intenção de Consumo das Famílias (valores em pontos) – janeiro/2010 a maio/2021 (satisfação > 100; insatisfação < 100)

Fonte: CNC. Elaboração Fecomércio-PE.

A percepção dos consumidores quanto ao nível de consumo atual e as perspectivas de consumo para os próximos seis, em relação ao mesmo período no ano anterior, corroboram essa expectativa: em maio, para 63,6% das famílias a avaliação é de que estão consumindo menos em relação ao mesmo mês do ano anterior e 57,1% têm a perspectiva de que consumirão menos no segundo semestre de 2021 em relação ao mesmo semestre de 2020.

Pernambuco: Percentual de Famílias segundo a avaliação do nível de consumo atual e a perspectiva de consumo para o segundo semestre, em relação ao ano anterior (valores em %) – maio/2021

Fonte: CNC. Elaboração Fecomércio-PE.

Na comparação com abril, as principais contribuições para a queda do ICF vieram do indicador da ‘perspectiva de consumo’, que registrou variação de -11,3%, e do indicador de ‘momento para duráveis’, com variação de -5,6%. O único indicador em que não ocorreu retração na comparação com abril de 2021 foi o da ‘perspectiva profissional’, porém apresentou variação quase nula (+0,3%). O indicador de ‘compras a prazo’, por sua vez, registrou variação negativa, mas também quase nula (-0,8%) com relação a abril.

Se a expectativa sobre o mercado de trabalho no curto prazo não sofreu modificação significativa, a percepção sobre a manutenção do emprego e do nível de renda atuais, por outro lado, se deteriorou em maio, com variações de -2,9% e 3,7%, respectivamente, levando a percepção de um nível de consumo também menor (-1,9%) em relação ao mês anterior.

Pernambuco: Índice de Intenção de Consumo das Famílias, geral e componentes – maio/2020, abril/2021 e maio/2021 (satisfação > 100; insatisfação < 100)

Indicador Maio de

2020

Abril de

2021

Maio de

2021

Variação Anual Variação Mensal
(valores em pontos) (valores em %)
ICF Geral 71,6 69,7 67,4 -5,9 -3,3
Emprego Atual 91,9 84,8 82,3 -10,4 -2,9
Renda Atual 86,4 86,4 83,2 -3,7 -3,7
Nível de Consumo Atual 53,3 47,5 46,6 -12,6 -1,9
Acesso ao Crédito para Compra a Prazo 77,7 91,7 91,0 17,1 -0,8
Momento para Duráveis 51,7 52,2 49,3 -4,6 -5,6
Perspectiva Profissional (próx. 6 meses) 69,6 67,7 67,9 -2,4 0,3
Perspectiva de Consumo (próx. 3 meses) 70,9 57,7 51,2 -27,8 -11,3

Fonte: CNC. Elaboração Fecomércio-PE.

Na comparação com maio de 2020, a retração foi quase generalizada, o único quesito em que a intenção dos consumidores apresentou crescimento foi o de ‘acesso ao crédito para compras a prazo’, com variação de +17,1%. Em maio de 2021, esse indicador também é o que se encontra em patamar mais elevado. Este movimento sugere que, apesar das condições atuais do emprego e da renda estarem piores, as famílias enxergam maior facilidade e, no curto prazo, podem estar propensas a contrair novas dívidas para continuar consumindo.

Essa é uma reflexão relevante sobre o ímpeto de consumo das famílias pernambucanas, visto que a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC/CNC) em abril já registrou que 4 em cada 5 famílias no estado se encontram endividadas, por um prazo médio de 7 meses, e quase 1/3 delas já estão com dívidas atrasadas. Sendo o cartão de crédito o principal vetor de dívidas, espera-se que essa facilidade de acesso avaliada pelas famílias ajude a manter elevados o nível e o prazo de endividamento nos próximos meses.

 

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *