Projeto chega à oitava edição com mulheres que foram vítimas do câncer e ganha exposição no Shopping Tacaruna até o dia 30.
Elas encontraram inspiração para viver e força para vencer o câncer. E essas histórias de superação vão estar visíveis na Edição 2021 do Projeto Guerreiras do Calendário. A iniciativa chega a sua oitava edição e tem seu lançamento nesta quarta, 14 de outubro, às 17h, agora em novo local: no Shopping Tacaruna, em Santo Amaro.
O projeto conta com 12 mulheres que já fizeram ou estão em tratamento contra o câncer e que, através das imagens e de suas experiências, motivam o público ao auto cuidado, a determinação para lutar. “O tema do calendário deste ano mostra bem isso, de onde tiramos nossa força para lutar contra a doença e continuar a viver”, explica a coordenadora do projeto Renata Schuler.
O público que for ao lançamento pode conferir a exposição dos painéis com as imagens das participantes do projeto, feitas pela fotógrafa e parceira, Kaká Morais. A partir do dia 20 de outubro, o público encontra os calendários e máscaras a venda também no Shopping Tacaruna. Todo o dinheiro arrecadado será destinado à aquisição de um mamógrafo para o Hospital Universitário Osvaldo Cruz.
A exposição fica no primeiro piso, próximo à área gourmet do Tacaruna até 30 de outubro, no horário de funcionamento do shopping. “Acreditamos que o Shopping, por ser um espaço com circulação de pessoas de todas as idades, tem um grande papel na conscientização de diversos temas. Por este motivo aderimos ao movimento Outubro Rosa. Estamos felizes em abrigar a exposição que tanto serve de alerta para a prevenção, quanto trabalha a autoestima de pessoas em tratamento. Essas mulheres são mais que guerreiras elas são vencedoras”, comenta Yolanda Celeste, gerente de Marketing do Shopping Tacaruna.
O projeto Guerreiras do Calendário foi idealizado pela delegada Verônica Azevedo, enquanto se tratava de um câncer de Mama. A primeira edição foi em 2014. Atualmente a coordenação está sob a responsabilidade de Renata Schuler. As modelos são voluntárias e são escolhidas a partir do seu interesse de falar de suas histórias e mostrar ao mundo que é possível sim, vencer, lutar e ser feliz, mesmo com um diagnóstico de câncer.
PARCERIAS: O projeto Guerreiras do Calendário conta com parceiros que ajudam a viabilizar a sua execução. Entre eles, está KaKá Morais que voluntariamente realiza as fotos. Na edição 2021, chegam para somar ao projeto as empresas Tambaú, Mauricea, Lucilo Ávila, Cadan, Aspa, Expometal, Oncoclinica e ArComix, além do Shopping Tacaruna.
MAMÓGRAFO: Toda a renda obtida com a venda dos calendários 2018 e de outros souvenirs, como camisas UV e canecas, estão sendo revertidos para auxiliar na aquisição de um mamógrafo para o Hospital Universitário Osvaldo Cruz, no Recife. Esse equipamento atualmente está avaliado em U$350 mil. Desde a edição 2017 que o trabalho vem sendo direcionado a esse foco. Nas edições anteriores do calendário (2014 a 2016), a arrecadação beneficiou diversas entidades, como o Hospital São Lucas, em Fernando de Noronha; o Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco e o Instituto Materno Infantil de Pernambuco –IMIP.