#ÉPERNAMBUCOEMFOCO

Grupos culturais de Brasília Teimosa e do Pina movimentam o Festival ReConhecer

Berços de manifestações da cultura popular do Recife, as comunidades de Brasília Teimosa e do Pina, na Zona Sul da cidade, tem muito em comum: uma diversidade de grupos que trabalham para espalhar arte e resistência. E é com o intuito de valorizar e incentivar quem movimenta o cenário artístico local, que o Festival ReConhecer, idealizado por produtores das duas localidades, ganha a sua primeira edição na Praça de São Pedro. O evento no próximo dia 1º de setembro vai unir as linguagens de teatro, dança e música, em dois palcos, com apresentações de 15 grupos. A expectativa de público é mais de três mil pessoas.

 Na programação está o Balé Deveras, fundado em Brasília Teimosa no ano de 1980. Com um portfolio composto por espetáculos de danças populares, o grupo realiza o trabalho de formação com crianças, jovens e adultos das duas comunidades, resgatando da vulnerabilidade social e formando profissionais para atuar no mercado das artes cênicas. O público poderá conferir a apresentação do Maracatu Estrela do Mar, com repertório de canções cantadas por pescadores no ritmo de baque virado, o Maracatu Nação Erê, formado para alfabetização de meninos e meninas do Centro de Educação Popular Mailde Araújo (Cepoma), a Orquestra de Frevo do Rubinho e a Cia de Danças Angelita Karollaine, que atua há mais de 20 anos com atividades relacionadas às danças folclóricas.

As apresentações são gratuitas e acontecem simultaneamente em dois palcos, no Maré e no Praia, a partir das 17h. Passa pelo palco Maré, a Banda Flora, com o repertório no estilo indie rock, o grupo teatral Achyles Coqueijo, Panthers e o grupo de dança de rua Hunthers, criado há três anos. No outro, o bailarino e coreógrafo Richard Thompson com as suas performances contemporâneas, a cantora e compositora Dani Buckman, o rapper O2 MC, que lançou em 2017 o projeto Nunca Desista com 12 faixas e participação de artistas locais e regionais, 2D MC dono do hit “Melhor do Verão” com quase 11 mil visualizações nas redes sociais, e o cantor Denilson Vieira.

“O festival nasce da necessidade dos próprios moradores em reconhecer a riqueza cultural de Brasília Teimosa e do Pina, que juntas possuem mais de 40 grupos culturais. Grande parte é de caráter social, o que ajuda na prevenção da violência e na promoção da Cultura de Paz”, afirma o coordenador geral do Festival ReConhecer, Rogério Ferreira.

 A ideia de montar o evento surgiu durante o segundo módulo do Laboratório de Projetos Culturais, promovido pelo Instituto JCPM e ministrado pela Proa Cultural. “Após vários exercícios de imersão, debates e análise da cultural local, o grupo participante dessa turma, que é bem heterogêneo e formado por atores, dançarinos, publicitários, cantores e designers, chegou até o formato do projeto. Depois disso, foi realizada a etapa de seleção das atrações, onde tivemos mais de 25 inscritos”, explica o coordenador geral Stone Silva.

 

Brasília Teimosa – O bairro surgiu com 12 mil pescadores que formavam a Colônia Z1 Pernambuco e após uma longa jornada um grupo conseguiu a garantia de moradia com o  presidente Juscelino Kubitschek. É considerada a mais antiga invasão urbana do Recife. Sua história já gerou vários livros, artigos e teses. Hoje, segundo o IBGE, possui 18.344 moradores. O nome do bairro tem como referência a capital do Brasil e a força e resistência de quem reside lá em não deixar a região. É uma população rica em arte, cultura e projetos sociais. Grande parte da renda da localidade é movimentada pelos pescadores e comerciantes e é considerada um dos melhores Polos Gastronômicos de Pernambuco. A praia do Buraco da Velha é um dos cartões postais do bairro, que já foi alvo de filmes como Aquarius e a série Justiça, além de documentários, mostras fotográficas e até clipes de artistas, entre elas a música “Quando a Maré Encher”, de Nação Zumbi.  

Pina – Grande parte de sua história foi composto por mocambos, palafitas e casas de madeira. Após algumas transformações na região e a necessidade de moradia, o lugar se transformou em bairro e local praieiro, que possui atualmente um caráter residencial e comercial.  É valorizado pela sua com grande diversidade religiosa, pelas histórias e a presença da cultura afro-brasileira refletida na sua gastronomia, dança e música.

 

Serviço:

Festival ReConhecer

Data: 1º de setembro

Local: Praça de São Pedro, em Brasília Teimosa.

Horário: 17h

Acesso gratuito

 

Programação:                                       

Palco Maré

17:50 – Maracatu Estela do Mar

18:15 – Banda Flora

18:55  -GTAC

19:30 – Hunthers

20:00 – Deveras

20:35 – Panthers

21:00 – Michelle Monteiro e Angelita

 

Palco Praia

 17:35 – Maracatu Nação Erê

18:05 – Richard Thompson

18:30 – Dani Buckman

19:40 -Orquestra de Frevo do Rubinho

20:20 – O2 MC

20h20 – MC D2

20:50 – Denilson Vieira

 

Foto Crédito: Milena Ferreira

Assessoria de Comunicação

Kleber Nunes

Sobre o autor

A oposição é necessária para avaliar a gestão, mas é importante distinguir entre oposição legítima e politicagem, que busca causar problemas e confundir a população. É preciso ficar atento para não cair nesse jogo manipulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *